O que atrapalha a produção de muco cervical do período fértil ?

Muco cervical é uma parte muito importante da fertilidade da mulher, e uma parte importante na concepção. O muco cervical é muco natural produzido pelo colo do útero que envolve e protege os espermatozoides em seu percurso até as trompas, do ambiente ácido da vagina.
O muco cervical ajuda o esperma chegar até o óvulo sem ser danificado ou morto. Então se você está tentando engravidar, ter o máximo de informação possível sobre o muco cervical e suas mudanças é no minimo essencial para o sucesso da sua empreitada.
O que diminui ou atrapalha a produção de muco cervical ?

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Medicações que atrapalham o muco cervical
Há muitos medicamentos diferentes que podem “secar” o muco cervical, sobretudo o muco cervical do período fértil . Basicamente, se você está tomando um medicamento para diminuir a produção de muco de outras partes do corpo, ele vai secar o muco cervical também. Anti-histamínicos , medicamentos para a tosse, remédio para resfriado e sinusite, etc, são exemplos de medicamentos que fazem o muco cervical desaparecer.
Indutores de ovulação como Clomid, Indux e Serophene, também diminuem a quantidade de muco cervical.
Veja também: Como consegui engravidar em apenas 2 meses seguindo esse 
método! 
Muitas tentantes, após um certo tempo tentando conceber, passam por um esgotamento emocional grande e necessitam muitas vezes de antidepressivos para vencer essa etapa complicada da vida. O que poucas sabem é que alguns antidepressivos também diminuem a produção de muco cervical.
Isso quer dizer que devo parar com os medicamentos ?
Sem orientação médica jamais. Existem algumas coisas que podem aumentar a quantidade de muco cervical que revelaremos um pouco mais tarde.
O tempo nem sempre é um bom aliado
Conforme uma mulher envelhece, a produção de muco clara de ovo diminui. Com o passar dos anos passamos a produzir menos estrogênio e consequentemente menos muco cervical.
Desequilíbrio hormonal
Nós já sabemos que os hormônios podem afetar quase tudo, e o muco cervical é um dos itens da lista. Se você tem um desequilíbrio hormonal , a quantidade inadequada de estrogênio pode ser a chave do problema, ou ainda muita testosterona no corpo, ou mesmo outros problemas hormonais importantes.

Questão de peso
Fala-se muito de como o sobrepeso atrapalha a fertilidade feminina, mas estar abaixo do peso, ou se exercitar em excesso pode levar a uma falta de estrogênio no organismo. Ter baixa de estrógeno pode levar a pouco ou nenhum muco cervical, o que pode tornar mais difícil a concepção.
Pouco líquido
 
Pode parecer óbvio, mas pouco líquido no organismo pode levar a falta de muco cervical, afinal o muco é basicamente composto por líquido.
Se você é do tipo que esquece de beber água ou ingere menos de 2 litros por dia, pode ser uma forte candidata a ter escassez de muco cervical .
Aumente a sua ingestão de líquidos, especialmente água, e colha os frutos da hidratação adequada do seu organismo.
O que fazer para aumentar a quantidade de muco cervical
  • Ingerir chá verde durante as duas primeiras semanas do ciclo de 1 a 3 vezes por dia
  • Acrescentar ao menos duas colheres de sopa de farinha de linhaça a sua alimentação diária
  • Ingerir no minimo 2 litros de água diariamente.
  • Óleo de Primula
  • Vitamina C + Extrato de uva

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!