terça-feira, junho 03, 2014

9 maneiras de acalmar o choro do bebê

A primeira coisa a fazer quando o bebê começa a chorar, e simplesmente embala-lo não resolve, é manter a calma, verificar sua fralda, sua temperatura, alimenta-lo se necessário, se certificar de que o bebê não tem nenhuma dor, como por exemplo de ouvido ou cólica e pensar rápido para não prolongar o sofrimento de mãe e filho. Afinal, uma mãe quando não consegue identificar o motivo do choro de seu pequeno, é tomada por sofrimento e aflição. 
Aqui daremos 9 dicas para acalmar o choro do bebê, algumas podem até parecer óbvias, mas podem fazer a toda a  diferença na sua história.





1. Enrole o bebê - Charutinho

Antigamente assim que os bebês nasciam, eram enrolados em uma manta ou cueiro, com braços e pernas presos, e tomavam forma do que nossas avós chamavam de charutinho. Existia quem ficasse com dó, achando que os bebês se sentiam incomodados com aquilo, mas na verdade é algo extremamente relaxante para os pequenos. 
No útero, eles não tem espaço para se movimentar e abanar os braços e pernas. Quando fora do útero, essa liberdade em excesso, a sobra de espaço, faz com que eles se sintam inseguros e amedrontados, por isso o charutinho funcionava tão bem com nossas avós e funciona também com nossos bebês. Eles nem imaginam que aquilo que eles observam passando rapidamente por seus olhos, é seu próprio braço, imagina o medo que não devem sentir.

2.Aconchego

As vezes tudo que seu bebê precisa é do calor do seu corpo para se sentir aconchegado e protegido. Abrace-o e coloque o ouvido dele na altura do seu coração. Dentro da barriga , sua voz e seu coração, foram os primeiros sons que ele ouviu, Recriando o som do útero materno, o bebê pode se sentir mais calmo.

3. Zumbido ou canção

Uma voz calma e conhecida pode trazer conforto para seu bebê. Mesmo que você não seja uma cantora primorosa, o som da sua voz pode ser calmante para seu pequeno. Zumbidos suaves e contínuos podem ajudar também.

4. Dance com ele 

Movimentos lentos e repetitivos tem o poder de acalmar até os mais agitados. O aconchego, a segurança e o balanço dos corpos, traz serenidade.

5.  Ficar Pelado é bom 

Todos sabemos como nascem os bebês, por isso, muitas vezes algo na roupa pode  estar incomodando  seu filhote. Tire toda a roupa do bebê e procure por algo que possa estar machucando sua delicada pele. Algumas vezes o simples fato de despedir a criança já resolve.


6. Banho relaxante

Água morna traz relaxamento e conforto. Use essa alternativa sempre que necessário e acrescente a água morna, algumas gotas de óleo de lavanda. O cheiro agradável e o calor da água diminuem o estresse da mãe e do bebê.

7.Massagem 

Shantala é uma ótima forma de criar um ambiente de relaxamento e aconchego. O toque da mãe no corpo do bebê, o contato físico direto com seu pequeno, faz com que ele se sinta protegido e relaxado aos cuidados carinhosos.

8. Silencie

Muitas vezes o excesso de sons e luzes pode deixar o bebê agitado e confuso. É muita informação para uma mente ainda tão pequena processar.  Apague as luzes, e se recolha com seu bebê num ambiente o mais livre de sons o possível. Algumas vezes , silenciar é necessário.

9.Ruído Branco 

Uma ferramenta também muito utilizada é o uso de qualquer som mecânico contínuo, como ventiladores, aspiradores de pó ou secadores de cabelo. Parece loucura né? Mas esse tipo de som prende a atenção e acalma a ponto de faze-los dormir. 


Se nada mais funcionar, chore com ele, se ele não parar ao menos o seu estresse diminuirá e os pensamentos fluíram mais naturalmente,  comigo funcionou algumas vezes. 

Com amor e paciência, tudo sempre se resolve. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário