sexta-feira, julho 25, 2014

Trompas elevadas, útero bicorno e ovários policisticos

Amanda e Gustavo e a busca pela família
Eu 27 anos Marido 38 anos.

Primeiras conversas - aumentar a família.

Após uma viagem de férias (uma lua de mel após dois anos de casamento), vieram às primeiras conversas de termos um bebê e a partir daí decidimos marcar uma consulta ao ginecologista para iniciar os exames de rotina para as tentativas de ter nosso bebê. E em Fev/2013 foi o início das minhas tentativas de ser mãe.

Tentativas com Indutor de Ovulação

Meu médico na época pediu que após parar os anticoncepcionais tomasse 3 ciclos de Indux, pois no máximo 3 meses estaria grávida. Eis que veio o primeiro ciclo tomei o Indux e nada da menstruação vir. Pensei será que fui abençoada no primeiro mês? Que nada, a menstruação estava atrasada mesmo e sem bebê nenhum na barriga!

O Médico pediu que tomasse Provera p/ menstruar e assim fiz e menstruei 11 dias depois e mais um ciclo com Indux e no terceiro mês a mesma coisa. E assim foi até Jul/2013 até ter o Diagnóstico de Ovário Policístico. sim tinha 26 anos e nunca soube que tinha ovários policísticos! Tinha todos os sintomas pêlos no corpo, acne e amenorreia e nenhum médico disse esse nome! Fiquei arrasada, pois sabia que esse seria um fator que dificultaria minhas tentativas. Estava tão chateada que troquei de médico.

Mudança de Ginecologista

Fui p/ uma Ginecologista obstetra, demonstrava ser atenciosa e parecia entender minha ansiedade e me pediu que tomasse Indutor de Ovulação junto com Duphaston para menstruar e fazer ultrassom no 14º dia do ciclo. Nos ultrassons apareciam folículos mais sem o tamanho necessário para sair, assim fiz 5 ciclos de Indutor e só um mês o folículo estava com tamanho ideal. Todos os meses a frustração de comprar testes de farmácia de gravidez e ovulação e fazer exames de sangue e sempre negativo, sem contar os inúmeros exames de hormônios. E tomar esses indutores deixava minha pele cheia de espinhas e ficava com meu emocional muito abalado, uma hora estava bem outra hora não.

Desconfianças que havia problemas de fertilidade

Meu marido tinha varicocele eu sabia, porque ele já havia me dito, mas havia feito espermograma antes de nos casarmos e tinha uma quantidade boa de espermatozoides para a concepção de forma natural.

Comecei a desconfiar que havia algo errado e pedi a médica que me passasse o pedido de espermograma atualizado para meu marido e para mim histerossalpingografia. Meninas não fiquem com medo desse exame, para mim foi super tranqüilo. Indico o Beneficência Portuguesa. Em Nov/2013 levei todos os exames à médica e ela disse que estava tudo normal! Fiquei feliz com a notícia e logo pensei, que venham as novas tentativas.



Relação com marido após meses de tentativas sem sucesso

Minha relação com meu marido que sempre foi maravilhosa havia mudado o sexo estava com foco em procriação e não prazer.  Estava triste, mas tentando não demonstrar conversava sobre minhas angustias com meu marido, mãe , sogra e duas amigas mais íntimas. Estava tão desgastada tinha vontade de sumir.

Procura por um Especialista em Reprodução Humana

Depois de algumas discussões com meu marido e após a conversa com uma amiga  que fez FIV, decidimos ir a um especialista em Reprodução Humana. Vi o relato da Tati no Blog Mãe a Flor da Pele e decidi ir a Clinica Mater Prime Dr. Rodrigo Rosa Filho , um anjo que Deus colocou no nosso caminho.

Chegamos a clinica e fomos muito bem atendidos pela Recepcionista Cristiane e pelo Dr. Rodrigo. Eu e meu marido levamos todos os exames, ultrassom atualizado, exames de hormônios, histerossalpingografia, espermograma etc.

O Dr. Rodrigo explicou todo o funcionamento de como acontecia o ciclo menstrual e como a mulher engravidava até explicar o que realmente estava acontecendo. O problema não era com meu marido e sim comigo, minhas trompas são elevadas, o útero levemente bicorno e ovário policísticos (não ovulava todos os meses), minha menstruação era muito irregular e disse que no meu caso o mais certo era fazer uma FIV, meu mundo na hora caiu. Minhas possibilidades de engravidar naturalmente não eram zero, mais eram bem pequenas quase que um jogo da mega sena. Eu e meu marido fomos para casa com todos aqueles papéis do valor do tratamento, fiquei arrasada chorei muito, mas logo me recuperei conversei com meu marido e decidimos iniciar o tratamento. Nunca imaginei que estaria passando por aquela situação...

Início do tratamento de FIV

Fizemos todos os exames de sangue de doenças sexualmente transmissíveis, no meu caso exames de hormônios, ultrassom atualizado e levamos tudo para o Dr. Rodrigo. Após os exames o Dr. pediu que tomasse Provera para menstruar e após a menstruação iniciamos as aplicações das injeções para estimular meus ovários a produzir muitos folículos. Meu marido foi um anjo nessa fase, ele quem aplicava as injeções porque eu tenho pavor de agulha. Essa fase é complicada, pois nos últimos dias aplicamos um medicamento que dói bastante e nossos hormônios ficam enlouquecidos, chorava por tudo. Durante as aplicações fiz os ultrassons seriados para ver a evolução dos folículos estava tudo indo bem.

Achei que o tratamento seria mais fácil. Na verdade o problema foi meu estado emocional que não estava ajudando muito, mas em momento algum me arrependo, é difícil, porém necessário para a conquista da nossa família.

Marcamos a punção dos óvulos, foi super tranquila, pois durante o procedimento nos dão um sedativo para dormir. Tive 23 folículos , 19 maduros e 5 embriões para congelar.



Hiper estimulo

O problema foi depois, fiquei com muita dor após a punção. Não conseguia comer nada, tudo que comia vomitava e sempre posicionando o Dr. Rodrigo de tudo que estava acontecendo e ele me orientando. Estava muito ruim com uma dor estranha nas costas não conseguia  ficar em nenhuma posição para dormir, sentar, horrível.

O Dr Rodrigo pediu que fosse ao Hospital Santa Joana e solicitou que ficasse internada de observação, estava com quadro grave de hiper estimulo. Lembrando que o meu caso é raro é difícil de acontecer. Estava com muita água no abdômen que subia até os pulmões dificultando a respiração. Fiquei no hospital durante 5 dias tomando Albumina na veia, medicação para dor foi um verdadeiro pesadelo. E pelo ocorrido o Dr. Rodrigo iria esperar 2 ciclos para colocar os embriões, no dia que ele disse isso fiquei arrasada mais dois meses de espera do nosso bebê. Tive crises de ansiedade no hospital queria sair de lá correndo. estava entediada e muito frustrada com tudo que estava acontecendo.  

Sabia que estava acontecendo tudo aquilo, pois precisava aprender alguma coisa. Ter mais paciência, tudo é no tempo de Deus e nada acontece por acaso. Passando por tudo aquilo Confesso que nessa hora estava descrente, estava tentando achar forças para voltar a minha fé e seguir imaginando que aquilo iria passar e iria ficar tudo bem.   

Mesmo com o Hiper estimulo, me senti confiante na escolha que havia feito o Dr. Rodrigo foi um anjo, sempre disponível a qualquer momento. Meninas a importância de se ter um excelente médico e confiar nele é fundamental para um tratamento como FIV.

E após 20 dias estava recuperada totalmente.

A espera  da colocação dos embriões

Agora estou muito ansiosa esperando agosto chegar logo para receber os embriões (nossos bebês). Imaginando que eles estão passando frio congelados na clínica..rs .. brincadeira!

Passa tudo na nossa cabeça decoração do quarto, como vamos falar para a família e amigos que estamos grávidos, como vamos sustentá-los...rsss ... Esses dias estou acordando várias vezes a noite e me deparo pensando em uma série de coisas relacionadas a bebês... Preciso mudar o foco...

Resolvi fazer caminhadas para ver se alivia a tensão e quem sabe ler um livro... Esses dias estão parecendo uma eternidade.


Amanda aguarda pela colocação dos embriões e prometeu nos contar o desfecho de sua história em breve. Nós aqui aguardaremos ansiosas e mandando muitas energias boas para que tudo dê certo. 
É tentante? Quer dividir sua história com a gente?
Envie sua história para contato@maeaflordapele.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário