sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Tuberculose Genital Feminina - Causas e tratamento


tuberculose vaginal
A tuberculose genital é uma forma  de tuberculose que ocorre principalmente pela imunodeficiência . 

Em países em  desenvolvimento como o Brasil, a doença tem se apresentando em progressão crescente. 



Apesar de poder ser uma doença de transmissão sexual a maioria dos casos acontece por disseminação de origem pulmonar. As trompas de Falópio e em seguida o endométrio, são os locais mais afetados pela doença. A vagina em si é raramente atingida, mas existem casos em que o coló do útero e os ovários apresentam contaminação.


Sintomas de tuberculose genital


Seu diagnóstico é difícil principalmente por não apresentar sintomas claros. Entretanto os sintomas mais frequentes são, infertilidade, alterações da menstruação com diminuição do fluxo e intervalos maiores que 35 dias, dor pélvica crônica e massa pélvica. 




Como é diagnosticada a tuberculose genital



O diagnóstico de tuberculose genital é difícil por ser uma doença não comum e por estar associado a queixas inespecíficas. Na maioria das vezes acaba sendo identificada em investigações de infertilidade.



A história clínica da paciente é muito importante nesse caso. Se a paciente já teve tuberculose pulmonar ou contato direto com pessoas infectadas, existe a possibilidade então, de sua dificuldade fértil ter relação com a tuberculose genital.O diagnóstico pode ser feito através de sorologia para tuberculose, biópsia e laparoscopia. 


Tratamento para tuberculose genital

O tratamento é feito através de antibióticos e é 100% eficaz. Porém o tratamento deve ser feito de forma correta e deve durar no minimo 6 meses. A tuberculose deve ser curada totalmente para que só então, os tratamentos para infertilidade sejam realizados. 


A tuberculose genital causa danos a fertilidade feminina, e na maioria dos casos a consequência é a obstrução tubária.
Infelizmente o uso de antibióticos é apenas uma parte do tratamento, já que cada dificuldade fértil deve ser tratada isoladamente com o melhor método para cada questão em especial.

A maior parte das mulheres, por receber um diagnóstico tardio, tem sua fertilidade afetada de forma muitas vezes irreversível, sendo a FIV sua única alternativa para a ocorrência de uma gravidez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário