O FSH ( hormônio folículo estimulante) é produzido pela glândula pituitária e de extrema importância para fertilidade de homens e mulheres. 
Um simples teste de FSH pode determinar o quão fértil ou não um casal pode ser. Nesse mês estamos em campanha coletiva para conscientizar as mulheres da importância de passar por uma avaliação da fertilidade. Um exame simples como o de FSH pode colaborar para que medidas importantes sejam aplicadas afim de garantir uma gravidez futura.


Nas mulheres, o FSH é quem inicia o ciclo menstrual e a produção dos óvulos pelas ovários . É ele quem estimula o crescimentos dos folículos que mais tarde amadurecerão, e um deles estimulado por um outro hormônio importante, o LH, liberará o óvulo que poderá ser fecundado. 

A quantidade de FSH varia ao longo do ciclo e se apresenta mais elevada nos 11 primeiros dias do ciclo menstrual feminino.
Nos homens a quantidade de FSH normalmente permanece constante e ajuda a controlar a produção de esperma.

Os valores de FSH bem como o LH, estrogênio e progesterona, são normalmente verificados para determinar se existe alguma dificuldade de concepção  advinda de descontroles hormonais. O nível de FSH pode ajudar a determinar se espermatozoides e óvulos são produzidos corretamente. 

Quais as razões para realizar um teste de FSH


As razões são diversas e normalmente voltadas para atestar a capacidade reprodutiva de um indivíduo.
As principais razões são:

  • Idade igual ou superior a 35 anos, já que a fertilidade feminina sofre uma queda a partir dessa idade.
  • Verificar como anda a reserva ovariana feminina, ou seja, se certificar de que os ovários ainda são capazes de fornecer óvulos sadios.
  • Baixa contagem de esperma nos homem.
  • Mulheres que apresentem ciclos irregulares ou ausentes (amenorreia), devem testar seu FSH para confirmar ou afastar a possibilidade menopausa.
  • O teste de FSH é bastante útil e importante para verificar se uma criança está passando por uma puberdade precoce. A puberdade precoce é quando acontece em meninas menores de 9 anos de idade e em meninos menores de 10 anos de idade.
  • O teste de FSH é também importante para diagnosticar distúrbios da Glândula Pituitária, como tumores por exemplo.


FSH Alto

Na maioria das vezes, níveis elevados de FSH indicam mau funcionamento de ovários e testículos. Os mais comuns são insuficiência ovariana,  menopausa e nos homens baixa contagem de espermatozoides.

Nas mulheres, os níveis de hormônio folículo estimulante  começam a subir naturalmente com a proximidade da  menopausa,  promovendo diminuição da função ovariana e da produção dos hormônios estrogênio e progesterona.

Em casos mais raros níveis elevados de FSH podem sobrecarregar os ovários causando síndrome de hiperestimulação ovariana. Os sintomas mais comuns são o aumento  dos ovários e acúmulo  de líquido no abdômen (causado pelo aumento da produção de esteroides do ovário), o que causa muita  dor na região pélvica.

FSH Baixo

Já os níveis baixos de FSH podem indicar adenomas, cistos, ovários policísticos, hipotiroidismo, hipogonadismo (quando os ovários e testículos não produzem os hormônios adequadamente), anorexia nervosa e etc.

FSH e Gravidez

Níveis altos de FSH não são bons quando a intenção é engravidar, já que podem indicar baixa produção ou ausência de óvulos saudáveis, mas níveis muito baixos também podem representar dificuldades para engravidar. 
Veja na tabela abaixo o valor ideal de FSH

Verde- Boa condição ovariana para engravidar
Amarelo- Atenção! Talvez seja necessário ajuda de um especialista
Vermelho - Provavelmente necessitará de reprodução assistida para conceber e em alguns casos, doação de óvulos.










Precauções antes de colher sangue para o teste de FSH

Para testar o FSH nas mulheres, o médico solicita coleta entre o 3º e o 5º dia do ciclo menstrual que é quando o FSH começa o estímulo a produção de folículos. Nos homens não existe melhor dia para coleta.
Muitos medicamentos, como a cimetidina , clomifeno, digitalis e levodopa, pode alterar os resultados do teste, assim como digitalização recente para tireoide e cintilografia óssea.

Procure por mais informação sobre FSH nos blog parceiros dessa campanha
Procure e divulgue nas redes sociais a #avaliaçãodafertilidade e nos ajude a conscientizar as mulheres da importância da prevenção de sua fertilidade.

Pé no chão e esperança no coração !

0 Comentários