quarta-feira, julho 29, 2015

Anabolizantes podem causar infertilidade

USO DE ANABOLIZANTES PODE CAUSAR DANOS IRREVERSÍVEIS NA FERTILIDADE DO HOMEM
·  Mesmo após abandonar o uso de anabolizantes, a queda na produção dos espermatozoides continua, podendo comprometer a fertilidade do homem para o resto da sua vida.





Os esteroides anabolizantes combinados com as atividades de musculação, apesar de darem uma aparente impressão de maior masculinidade, podem comprometer a fertilidade e o desempenho sexual. Os efeitos estéticos de ganho de massa muscular, forma física e resistência que produzem estas substâncias são um risco e podem afetar de forma permanente o homem, mesmo após o abandono do seu uso. Isso acontece porque ao consumir testosterona sintética do anabolizante, a produção de testosterona natural é reduzida e como consequência, a produção e qualidade dos espermatozoides também diminuem. Os danos de “tomar bomba” podem chegar a ser irreversíveis.

“Essas drogas podem levar a uma queda na produção de espermatozoides que muitas vezes é permanente”, alerta Dra. Silvana Chedid, especialista em reprodução humana e diretora do IVI São Paulo. “Mesmo o homem parando a medicação desses anabolizantes, a queda na produção dos espermatozoides continua podendo comprometer a fertilidade para o resto da sua vida”.

O uso de anabolizantes é ilegal por vários fatores, como os efeitos citados anteriormente, além disso, também pode causar dependência. Dados do Ministério da Justiça do Brasil alertam sobre alguns dos principais efeitos do abuso dos esteroides anabolizantes: nervosismo, irritação, agressividade, problemas hepáticos, acne grave (em geral nas costas e no peito, gerando um problema estético importante), além de problemas sexuais, cardiovasculares e diminuição da imunidade.

Efeitos colaterais do uso de anabolizantes:

• Homens e adolescentes: redução da produção e qualidade espermática, impotência sexual, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia);
• Mulheres e adolescentes: engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo e face, queda de cabelo, diminuição dos seios;
• Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: interrupção prematura do crescimento;
• Homens e mulheres de todas as idades: tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no nível de colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade.


Como ter filhos se os anabolizantes comprometerem a fertilidade?
“Em primeiro lugar é preciso avaliar individualmente a situação do homem através de um espermograma para um diagnóstico e resposta personalizada” explica Dra. Silvana. Dependendo da situação, será indicado o tratamento de reprodução humana assistida que pode ser realizado pela seleção e capacitação de uma mostra de espermatozoides coletados a partir de masturbação ou por punção testicular. “Caso o paciente sofra de azoospermia, quando há ausência de espermatozoides, mesmo após punção testicular, a solução para ter filhos é o tratamento de reprodução humana assistida com o uso de sêmen de doador”, conclui Dra. Genevieve Coelho, especialista em reprodução humana e diretora do IVI Salvador.

Sobre o IVI
Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 40 clínicas em 10 países e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária.

No Brasil, o IVI conta com unidades em Salvador e São Paulo, dirigidas respectivamente pelas especialistas Dra. Genevieve Coelho e Dra. Silvana Chedid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário