segunda-feira, novembro 23, 2015

Como resolver a falta de muco cervical na Síndrome de Sjogren


O muco cervical é muito importante pois além de proteger o espermatozoide do ambiente naturalmente ácido vaginal, ele também atua contribuindo na locomoção do espermatozoide, facilitando sua chegada ao óvulo.


Sintomas da Síndrome de Sjogren


Mulheres portadoras da Síndrome de Sjogren tem  suas glândulas produtoras de umidade atacadas por suas células brancas do sangue. Essa ação dificulta a produção de líquidos corporais e os sintomas mais comuns são olhos e boca seca, secura vaginal, tosse seca e fadiga prolongada. É um problema comum em mulheres com lúpus e ou outras doenças reumatoides. 

Toda produção de umidade do corpo é prejudicada, inclusive a produção de muco cervical.
O muco cervical é um aliado importante para preservação e locomoção do espermatozoide até as trompas. Sem ele, o trabalho do esperma se torna mais difícil, e se o parceiro já tiver um número reduzido ou baixa motilidade dos espermatozoides as chances de gravidez se apresentam reduzidas.

Solução para a baixa produção de muco cervical


Nessas condições, a melhor alternativa são os lubrificantes amigáveis

Lubrificantes amigáveis contém em sua fórmula componentes capazes de imitar com eficiência o muco cervical natural feminino. Esses componentes, por vezes, são ainda mais eficientes quando o assunto é a preservação do espermatozoide. Infelizmente até o momento não temos nenhuma marca nacional, o que acaba tornando a compra mais demorada. A vantagem é que duram por vários ciclos e só precisam ser utilizados durante o período fértil. 
Para os demais dias do ciclo, lubrificantes íntimos comuns, de preferência a base de água, podem ser utilizados sem preocupações para tornar a relação mais prazerosa e satisfatória.

Se estiver fazendo tratamento medicamentoso para a Síndrome de Sjogren, converse com seu médico sobre a possibilidade de gravidez. Por vezes é preciso adiar os planos  uma vez que os medicamentos utilizados podem não só atrapalhar as chances de sucesso, como causar problemas ao feto.


Pé no chão e esperança no coração ! 
Tatiana da Costa 

Um comentário:

  1. Fiz uso do vitex este mês para amenizar os sintomas da TPM prescrito pelo meu Go. Fiz o uso do teste de ovulação que positivou no 13• DC, porém no 20• dc tive muito muco transparente mais n como clara de ovo, era gelatinoso. Qual devo considerar o mais próximo de minha ovulação? Será que este muco devo considerar como o muco da ovulação?

    ResponderExcluir