terça-feira, dezembro 01, 2015

Quais os cuidados em cada trimestre de gravidez


Em cada período da gestação ocorrem diversas mudanças, tanto no corpo quanto no comportamento da futura mamãe. A ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre, Maria Elisa Noriler, lista quais os cuidados que as mamães devem ter em cada trimestre, assim como o que pode ou não fazer e as respectivas alterações no corpo. Confira:


1 a 3 meses:



Nesta fase é importante os cuidados com a implantação do óvulo, pois podem ocorrer abortos espontâneos. "Se a paciente apresentar algum sangramento deve ser bem avaliada, pois o repouso e as medicações específicas podem contribuir para que a gestação evolua bem", orienta Maria Elisa. 





É importante também o uso de ácido fólico, para evitar mal-formações e a realização das sorologias, para detectar algumas doenças como toxoplasmose, sífilis e HIV, pois quanto mais precoce a detecção, o tratamento será mais eficaz e com menor risco de transmissão ao feto .



A partir da descoberta da gravidez, deve-se evitar a ingestão de álcool e uso de drogas ilícitas e seguir uma vida normal, pois ainda no primeiro trimestre as alterações no corpo são sutis. As mais notáveis são o aumento do volume das mamas e o escurecimento da aréola.


Ela pode realizar atividades física até três vezes por semana, com duração de 40 minutos até uma hora.

3 a 6 meses:


Neste período já há algumas mudanças consideráveis no corpo da gestante, como aumento de peso, mudança no formato do rosto, possível edema facial.

Os cuidados são para evitar trabalho de parto prematuro e ruptura da membrana amniótica, mantendo  o repouso quando indicado  pelo obstetra. E com o corpo é preciso manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, com frutas e legumes e ingerir bastante água. Se for para praia no final do ano, é importante usar chapéu, muito bloqueador solar, ficar longe do sol entre às 10 e 16 horas e estar sempre protegida embaixo do guarda-sol. 

As viagem de avião estão garantidas até a 32ª semana . A tintura no cabelo também é liberada, dando preferência aos tonalizantes, luzes ou reflexos. 



6 a 9 meses:
Nesta fase, algumas mudanças se fazem necessárias. Dirigir carro após 34 semanas ou realizar viagens longas já não são mais recomendáveis. O cuidado se mantém para evitar o risco de partos prematuros e exige repouso ao longo do dia. Agora no verão, é preciso ingerir mais líquidos, de preferência água e evitar ficar muito tempo em pé para não inchar tanto as pernas e pés.  
Há um aumento do volume de sangue no corpo, aumento de peso e acentuação de lordose lombar, podendo levar à dores na coluna. Para as que têm tendências a terem varizes, devem continuar o uso de  meias elásticas de compressão até o final da gestação.



Sobre a especialista: Dra. Maria Elisa Noriler é Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. É Médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha desde fevereiro de 2010 e também médica plantonista de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Joana e da Maternidade Pró Matre de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário