sexta-feira, janeiro 01, 2016

Endométrio- Qual a espessura ideal para engravidar?

espessura ideal do endométrio para implantação do embrião
O endométrio é um tecido, uma mucosa vascularizada que reveste o útero internamente. A principal função do endométrio é servir de "cobertor", acolhendo, protegendo e nutrindo o embrião nas primeiras semanas de gestação.
Quando a  implantação não acontece, o endométrio é expelido pelo processo que conhecemos como menstruação.
A natureza trabalha todos os meses para que uma gravidez seja possível, por isso todos os meses o endométrio é secretado, se torna um berço macio  de tecido e vasos, a espera do embrião. A menstruação é apenas o novo início de todo o processo.

O endométrio é principalmente estimulado pelos hormônios estrogênio e progesterona. O estrogênio vai alimentando o endométrio até a ovulação e após a ovulação é a vez da progesterona entrar em cena e finalizar o processo de espessamento e melhora da vascularização uterina.

Devemos lembrar que o  endométrio é uma estrutura mucosa laminar. Durante o ciclo menstrual, essas laminas vão sendo vascularizadas até que o endométrio se torne tri laminar (com três lâminas). O endométrio tri laminar é o mais adequado para a implantação do bebê no útero.

Endométrio fino impede a gravidez?

A espessura do endométrio é um fator determinante para a ocorrência e progresso da gravidez. A espessura miníma para implantação do embrião é de 5 mm ou 6 mm, e ainda assim existe o risco de perda ovular. Endométrio muito fino, não apresenta condições de cobrir por completo o óvulo fecundado. Se essa total cobertura não acontecer, o embrião não consegue se desenvolver adequadamente e a gravidez é interrompida logo nas primeiras semanas.

A espessura ideal para implantação do embrião é de 8 mm para cima. Qualquer valor abaixo disso, deve ser observado e acompanhado com cuidado pelo seu médico. Uma reposição hormonal com progesterona pode ser necessária para evitar uma gravidez química.
Medicamentos como Duphaston, Ultrogestan e Evocanil podem ser prescritos pelo médico afim de aumentar a espessura do endométrio e garantir o desenvolvimento da gravidez.
Quanto mais espesso o endométrio estiver, maiores serão as chances de gravidez.

Meu endométrio está grosso, posso estar grávida?

Endométrio acima de 11 mm pode ser sugestivo de gravidez. Quanto mais grosso o endométrio estiver, maiores são as chances de um positivo.

Como saber a espessura do endométrio

A visualização do endométrio só é capaz através do ultrassom. Durante o ultrassom é possível não só verificar a espessura do endométrio, mas também observar as três lâminas de sangue que são ideias para implantação do feto no útero.


Deficiência hormonal e aborto

A deficiência hormonal é uma das causas de perda ovular. A baixa liberação de estrogênio impede o espessamento inicial do endométrio, diminuindo consideravelmente as chances de gravidez. 
A deficiência de progesterona por sua vez, não impede inicialmente a implantação do embrião, mas não da ao endométrio capacidade para finalizar o processo e aumenta as chances de aborto.
Chá ou elixir de inhame, truque do abacaxi e folha de framboesa vermelha, são algumas das opções naturais de tratamento para a baixa produção de estrogênio e ou progesterona.

Fique de olho na fase lútea

Uma boa maneira de saber se existe descontrole hormonal que pode comprometer a fertilidade  é observar quantos dias se passam após a ovulação. Esses dias após a ovulação são o que chamamos de fase lútea. Alguns médicos consideram satisfatórios o minimo de 10 dias de fase lútea, mas alguns estudos apontaram maior incidência de aborto em mulheres com menos de 12 dias de fase lútea. 
Uma fase lútea satisfatória deve ter de 12 a 16 dias.

Endométrio ideal para engravidar
Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

7 comentários:

  1. Tive relação dia 16 dia 17 tive sagramento minha menstruação E pra chega dia 28 posso ta grávida

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, boa noite!
    Bom, fiz uma endovaginal no 19°de acordo com um app que sigo estaria no período fértil, na minha endo... Já tinha ovulado pois apresentava um corpo lúteo, e o endométrio: espessura de 10,00 fiquei sem entender nada!!!! Pq ovulei antes do previsto. Será que pode ter ocorrido uma gravidez???

    ResponderExcluir
  4. Oi, boa noite!
    Bom, fiz uma endovaginal no 19°do meu ciclo acordo com um app que sigo estaria no período fértil, na minha endo... Já tinha ovulado pois apresentava um corpo lúteo, e o endométrio: espessura de 10,00 fiquei sem entender nada!!!! Pq ovulei antes do previsto. Será que pode ter ocorrido uma gravidez???

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu endométrio está 7mm fiz a ultra a 2 dias atrás, mas esse mês nao vi o muco como mês passado, esse mês veio mais escorregadio, será que mesmo assim posso engravidar, ou é a M por vir?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, fiz uma eco vaginal hj, estou no 11° dia do ciclo, pelo calendário vou ovular amanhã, no exame mostrou pequeno cisto ovário direito, provavelmente folicular, sendo q hj pela manhã tive muco elástico, estou confiante que esse mês conseguimos nosso positivo, mas o ideal é namorar mais uns dias não é?!
    Obrigada

    ResponderExcluir