segunda-feira, janeiro 18, 2016

Gravidez Ectópica: Primeiros sintomas de gravidez ectópica

a gravidez ectópica acontece fora do útero
Gravidez ectópica é aquela cujo o embrião se implanta fora do útero. Os locais mais comuns de implantação fora do útero são as trompas, ovários e o colo do útero.

O primeiro sintoma de gravidez ectópica, assim como da gravidez normal, é a ausência de menstruação, no entanto mesmo grávida de fato, é comum um teste de gravidez dar negativo quando a gravidez é ectópica. Algumas vezes a gravidez só é confirmada após a realização de um ultrassom. 

A maioria das mulheres que passam pela experiência de uma gravidez ectópica apresentam  sangramento ou uma dor aguda no abdômen inferior, normalmente em um dos lados. Infelizmente a gravidez ectópica não apresenta sintomas totalmente claros, em muitos casos não é possível sequer suspeitar de que algo está errado. 

Quando a gravidez ectópica é confirmada, não a nada a ser feito além da interrupção da gestação. A cirurgia nem sempre é necessária, mas  é geralmente a melhor opção. Infelizmente o embrião não é capaz de se desenvolver e sobreviver no exterior do útero, por isso não existe outra intervenção se não a interrupção da gravidez. Este tipo de gravidez também é perigosa para a mãe, por isso o diagnóstico precoce é tão importante.

Quando uma mulher que está grávida tem um sangramento intenso, a primeira coisa que lhe passa pela cabeça é um aborto espontâneo, mas nem sempre esse é o caso, por isso é importante consultar um médico caso isso aconteça.

Em alguns casos é possível interromper a gravidez com medicação. A medicação fará com que o embrião pare de se desenvolver e seja eliminado ou absorvido pelo organismo, mas na maioria dos casos a gravidez ectópica é descoberta já em estágio avançado e a cirurgia é a intervenção adequada. Nem sempre é preciso retirar a trompa ou ovário quando ocorre uma gravidez ectópica, a retirada da trompa só é necessária caso haja ruptura ou comprometimento irreversível.

O que causa uma  gravidez ectópica?


Não existe uma  causa clara para a ocorrência de gravidez ectópica. Sabe-se que fatores que dificultem a passagem do óvulo fecundado pelas trompas, sejam as principais causas de uma gravidez ectópica. Mulheres com mais de 35 anos, que apresentam ou apresentaram inflamações pélvicas, hidrossalpinge, clamídia , que usam DIU, fizeram uso de indutores de ovulação ou pílula do dia seguinte e ações que comprometam a movimentação natural das trompas como fumo por exemplo, tem maiores chances de ter uma gravidez ectópica.

Sintomas de gravidez ectópica



  • Beta HCG muito baixo ou negativo após as 4 semanas de gestação
  • Sangramento , leve ou intenso
  • Dor abdominal lateralizada e  de intensidade variável
  • Transpiração excessiva
  • Enjoo
  • Tontura
  • Diarreia ou sangue nas fezes

O diagnóstico de gravidez ectópica nem sempre é rápido, mas na ocorrência de qualquer dos sintomas citados a cima, é importante que o médico seja consultado.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário