quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Posso engravidar de gêmeos tomando Clomid?

quais as chances de engravidar de gêmeos tomando clomid
Uma grande dúvida de mulheres que fazem tratamento para engravidar com Clomid (indutor de ovulação) é  sobre a possibilidade de ter gêmeos. Quantos por cento de chance de engravidar de gêmeos existe ao fazer uso de indutor de ovulação para engravidar?

Para muitas, ficar grávida nem sempre é um processo simples e rápido, há uma série de razões para que uma gravidez demore a acontecer, e entre essas razões estão dificuldades relacionadas com a ovulação.  

O que é Clomid?

Um dos medicamentos mais populares disponíveis para ajudar com questões relacionadas a ovulação é o Clomid, conhecido indutor de ovulação a base de citrato de clomifeno. Clomid age impulsionando a ovulação de uma mulher para que ela tenha maiores chances de engravidar. 
Clomid é um indutor de ovulação de ação idêntica ao Indux e Serophene, também indutores de ovulação a base de citrato de clomifeno. A única diferença entre eles é o laboratório de fabricação e os valores.


Embora não exija uma regra geral, a maioria das mulheres que utilizam Clomid conseguem engravidar entre o segundo e o terceiro ciclo de indução. Se a gravidez não acontecer nos 3 primeiros ciclos, talvez a dose da medicação tenha que ser reajustada pelo médico para os 3 cilcos seguintes. 

Embora Clomid seja muito  eficaz, existem alguns riscos envolvidos que vão desde alguns problemas de saúde até uma graidez de gêmeos.

Quais são as chances de engravidar de gêmeos com Clomid?

Clomid funciona de forma a estimular a quantidade e qualidade dos folículos, sendo assim é possível que em alguns casos, mais de um folículo seja liberado pelos ovários, havendo assim o que chamamos de  dupla ovulação. Isto ocorre quando o corpo liberta mais do que um óvulo de cada vez. Se uma mulher engravidar no ciclo de uma ovulação dupla, as chances de gêmeos são grandes.

As chances que um mulher tem de engravidar de gêmeos com o uso de Clomid   é de cerca de 10%. Gravidezes de trigêmeos ou mais, também são possíveis, mas a probabilidade fica em torno 1% apenas. 


As chances típicas de uma mulher engravidar de gêmeos é em torno de 4%, portanto embora 10% possa parecer uma grande probabilidade, utilizando Clomid, as chances e gravidez gemelar aumentam em apenas  6%.

Gêmeos concebidos por mulheres que tomam Clomid são mais frequentemente gêmeos fraternos e não gêmeos idênticos. Isto é devido ao estímulo de dupla ovulação promovido pelo uso de Clomid.

Se o seu médico indicar o tratamento com  Clomid e você passar a fazer parte dos 10% das mulheres que engravidam de gêmeos, certifique-se de que você está cuidando de sua saúde e fazendo um acompanhamento médico eficiente. Gestações gemelares são consideradas gestações de risco , assim como os partos de  gêmeos podem ser um pouco mais arriscados do que o nascimento de um único bebê. 

Muitas mulheres se perguntam se a saúde dos bebês gerados após o uso de clomid  é reduzida ou problemática. A resposta é não! São bebês tão saudáveis como qualquer outro. Então se essa é sua preocupação, fique tranquila. Clomid age estimulando a ovulação e aumentando a qualidade dos óvulos.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

20 comentários:

  1. Tati, adoro seus artigos! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Tia eu amei muito o novo layout! Arrasou! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pequena,
      Fui meio que obrigada, mas no fim ficou melhor mesmo... tbm gostei bastante!
      Acho que ficou mais funcional e fácil de navegar.
      Saudades.

      Excluir
  3. Engravidei com o clomid na primeira tentativa! Muito feliz!

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Eu estou tentando engravidar.... e 4 dias antes da menstruação tive um nuco branco que saia como se estive menstruando é depois de alguns dias passou ser especto claro de ovo e no dia da m também ficou com espcto clara de ovo a minha m ainda não veio sera que posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  5. Minha última menstruação foi dia 5 de janeiro fiquei apenas dois dias menstruada , tive relacaoes nesse meio tempo , hoje é dia 20 di fevereiro e venho um sangramento com muito pólo fluxo e um vermelho bem fraquinho esse sangramento parou no mesmo dia , e aperto o ru seio direito sai um liquido meu braco , pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
  6. Muito grata por sua dedicação! Comecei a tomar o Clomid e as informações que encontrei aqui são muito importantes e completamentares! E pode fazer total diferença para realização do meu sonho! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá me chamo Amanda e tenho 29 anos. Faz um ano que tento engravidar e até agora nada. Fiz uma ia endo pra acompanhar ovulação e no ovário esquerdo se formou um foliculo que cresceu normal mas não eclodiu. Minha GO me receitou Clomid e vou começar a usar no mês que vem. qual a chance que tenho de ter gwmeos? Será que ainda vou demorar pra engravidar? Bjus e aguardo resposta.😘

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi quero muito engravidar de gemeos..Esse remedio clomid so compra com descricao medica??Aguardo a resposta bjuss��

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meninas gostaria de saber então sou tentante a 5 meses como eu tenho a M meia doida vem em dois dois meses.. meu genecologo mim passou clomid 50mg 1 na matina outro de noite por 7 Dias so qui meu genecologo mim passou no 18 dia do meu ciclo então gostaria de saber quando começo ovular? E quando è melhor ter relação quarta vou no meu gene fazer monitoragem ecografico mais estou muito anciosa Quero muito ter gemeos então sera que posso engravidar de gemeos visto que estou tomando clomid mim responda pelo amor de Deus?

    ResponderExcluir
  11. Esperiencia ai? alguem podem mim tira essa Duvida? ?????

    ResponderExcluir
  12. Se eu mao tiver problemas pra engravidar e tomar clomid será que tenho mais chançes de ter gemeos?

    ResponderExcluir
  13. Olá meu nome é Luana tenho 22 anos,estou grávida de 11 semanas,ontem no meu primeiro ultrassom descobri que gémeos,eu queria muito engravidar e comecei a fazer tratamento com o clomid engravidei no primeiro ciclo.. E sim esse remédio funciona, e pode ser múltiplos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi estou tomando Clomid queria saber mais do remédio de puder me chamar pra conversarmos .

      Excluir
    2. Boa tarde Luana, gostaria de saber como você tomou o Clomid, quantos comprimidos e quantos dias, fez pausa?

      Excluir
  14. Olá, meu nome é Vera. Comecei a tomar o Clomid este mês. Tomei dois comprimidos do terceiro ao sétimo dia. Estou sentindo muito enjoos, uma cólica leve em alguns momentos, e percebi que meus seios estão maiores. Estou confiante...Deus há de nós abençoar.

    ResponderExcluir
  15. O tratamento com o Clomid foi orientado pelo meu ginecologista.

    ResponderExcluir