sexta-feira, março 11, 2016

Utrogestan: Progesterona ajuda engravidar?

Utrogestan  é na maioria das vezes prescrito para as mulheres que estão lutando para engravidar e encontram dificuldade  por causa da baixa quantidade de progesterona no organismo. Os baixos níveis de progesterona no organismo afetam diretamente a regularidade dos ciclos menstruais, a ovulação e dificultam a implantação do embrião.


Para que serve Utrogestan?

Utrogestan é um dos medicamentos prescritos para repor ou aumentar a quantidade de progesterona enviada ao endométrio. Doses regulares e adequadas de progesterona são necessárias para que o útero atinja uma espessura satisfatória para suportar a implantação do embrião.


As baixas doses de progesterona no corpo acabam afetando  a regularidade do ciclo menstrual e a ovulação . Quando o ciclo se torna confuso, desregulado e a ovulação já não ocorre com normalidade, as chances de engravidar se tornam menores, Utrogestan também age de modo a contribuir para a normalização do ciclo e da ovulação.

Para a grande maioria das mulheres que apresentam quantidade reduzida de progesterona no organismo, manter uma gestação  pode ser bem difícil. Grande parte das fecundações não chegam a uma gravidez de fato pela incapacidade do endométrio, que com sem a dose adequada de progesterona, não suporta a implantação do embrião. Por essa razão, os médicos fazem prescrições que se iniciam desde as tentativas para engravidar, até as 12 semanas de gestação. Ultrogestan é também indicado na prevenção e tratamento de aborto de primeiro trimestre.

Qual a dose ideal de Utrogestan para engravidar?

É difícil determinar a quantidade de Utrogestan que o seu médico irá prescrever pois as necessidades são diferentes de mulher para mulher. Através de seu exame hormonal e de seu histórico médico é que essa decisão será tomada. 
Algumas mulheres são mais sensíveis a progesterona e apresentam sintomas mais intensos. Os sintomas comuns do uso de Utrogestan são dor de cabeça, enjoo e sangramentos de escape. 

Para os casos de deficiência lútea e deficiência de progesterona as doses de Utrogestan variam de 200 mg a 400mg dia,  mas essa dosagem pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente.
Sua administração pode ser feita por via oral ou vaginal e deve ser dividida em duas vezes, pela manhã e a noite antes de deitar.

Os efeitos colaterais são menores quando a administração do Utrogestan é feita por via vaginal.

Método 100% Natural para engravidar mais rápido| 56% mais resultados -Saiba Mais 

Em que dia do ciclo devo usar Utrogestan para engravidar?


É importante que o Utrogestan só seja utilizado após a ovulação e apenas 10 dias por ciclo. Se utilizado antes, pode atrapalhar o ciclo e impedir a ovulação.

O primeiro dia de administração pode variar de acordo com a conduta médica, mas o mais indicado é que  o primeiro dia de administração seja no 17º dia do ciclo e o último comprimido deve ser administrado no 26º dia do ciclo. 

É importante dizer que os dias de administração, bem como o tempo de uso, pode variar de acordo com a indicação médica e o tamanho do ciclo menstrual. 
Alguns médicos recomendam que o uso de Utrogestan seja continuado até que menstruação desça ou seja confirmada a gravidez, porém nesses casos, é possível que a menstruação atrase alguns dias.

Utrogestan é um medicamento e só deve ser usado sob supervisão médica. Cuidado com a auto medicação.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa