sexta-feira, maio 20, 2016

Nasce primeiro bebê da nova técnica de reprodução assistida AneVivo


primeiro bebe da técnica anevivo


  • A primeira clínica do grupo de reprodução humana IVI a receber a tecnologia AneVivo foi IVI Bilbao e também a primeira clínica espanhola a implantar o novo tratamento
  • Dispositivo permite a fecundação e desenvolvimento do embrião in vivo (dentro de uma capsula porosa no útero da mãe), permitindo um processo mais natural que o in vitro, no laboratório de reprodução humana

IVI Bilbao, clínica de reprodução humana do Instituto Valenciano de Infertilidade que também possui clínicas no Brasil, conseguiu pela primeira vez na Espanha o nascimento de um bebê mediante a nova técnica de fecundação natural chamada AneVivo, desenvolvida pela empresa Suíça Anecova e selecionada como tecnologia pioneira em 2008 pelo Fórum Econômico Mundial. AneVivo permite a fecundação e desenvolvimento inicial do embrião no útero, no lugar de no laboratório, que é como acontece no tratamento de Fertilização in Vitro.
O processo consiste na introdução dos óvulos e espermatozoides unidos em um dispositivo intrauterino para que a fecundação e posterior desenvolvimento embrionário aconteça dentro do útero, no lugar de numa incubadora. Posteriormente, o dispositivo é retirado para a seleção dos melhores embriões ou embrião, que será introduzido novamente no útero materno para sua implantação. “Este método permite que o embrião seja fecundado e se desenvolva desde suas primeiras horas no seu meio ambiente com as mesmas condições de luz, temperatura e nutrientes que teria se tivesse sido concebido de forma natural. Do ponto de vista psicológico, permite aos pais estarem mais próximos ao processo de reprodução assistida”, explica Dr. Marcos Fernando, diretor médico do IVI Bilbao.
Dra. Genevieve Coelho, diretora clínica do IVI Salvador explica que esta tecnologia possibilita a passagem de fluidos, nutrientes e outros componentes celulares e não celulares através de uma membrana porosa que facilita a interação entre embriões e entorno materno de um modo mais fisiológico. “Os resultados do tratamento foram validados no IVI Bilbao e ali já está sendo oferecido aos nossos pacientes, porém no Brasil ainda não temos uma data para trazer esta nova tecnologia” comenta Dra. Genevieve.
Anecova está começando a comercializar a tecnologia Anevivo em determinados centros de prestigio internacional, sendo a clínica IVI Bilbao uma das primeiras a utilizar e participar ativamente do seu desenvolvimento. “Estamos orgulhosos do nascimento desse primeiro bebê com a ajuda de uma de nossas clínicas” comemora Dra. Genevieve. IVI Bilbao se tornou um centro de excelência para os procedimentos de fecundação natural em reprodução humana” comenta Martin Velasco, presidente e fundador de Anecova. 

Sobre o IVI

Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 50 clínicas em 11 países, incluindo Brasil, e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária.