Toda mulher quando decide engravidar, imagina e espera que a gravidez não tarde a acontecer, afinal somos ensinadas desde muito cedo que se não tomarmos a contracepção sem falhas e atrasos, uma gravidez "indesejada" pode acontecer a qualquer momento. Algumas de nós descobrem que as coisas nem sempre são assim tão simples no momento em que param com a contracepção e alimentam o desejo de ter um filho. Alguns ciclos se passam e passamos a questionar o motivo da demora. 


Uma consulta médica é então agendada, exames são realizados, uma investigação completa é feita e nada que comprometa seu sonho é encontrado.  Ainda assim o teste de gravidez insiste em mostrar o temido negativo. Ao invés de se perguntar o que de errado você está fazendo, procure por dicas que te mostrem como fazer certo. Mudar a forma de pensar e encarar as coisas é também um ponto importante dessa jornada.
Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo. Listamos 4 dicas simples para aumentar a fertilidade e engravidar mais rápido.

Dica 1: Alimentação saudável


Se alimentar da forma correta não só vai melhorar a sua saúde como te tornará mais fértil. Considere diminuir a ingestão de farinha branca, açúcar e alimentos gordurosos. Alimentos processados também devem ser evitados, bem como frituras e refrigerantes. A má alimentação pode gerar além do aumento de peso, descontroles hormonais importantes e prejudiciais a saúde fértil feminina.

A má alimentação pode gerar sobrepeso que por sua vez atrapalha a ovulação. A dificuldade de ovulação é algo que atrasa e dificulta a gravidez. 

Dica 2: Beber água


Cuidar da hidratação também é algo que ajuda a aumentar suas chances de engravidar rapidamente. A hidratação adequada faz o sangue fluir melhor e melhora a saúde do seu sistema reprodutivo. Outro benefício trazido pela hidratação adequada é a fabricação de muco cervical. O componente mais influente e necessário para a abundância de muco cervical é a água. O Muco Cervical é importante para assegurar que o espermatozoide chegue até as trompas para fecundar o óvulo.

Dica 3: Vitaminas ideais 


Nem sempre a alimentação supre todas as necessidades vitamínicas de nosso organismo. Para uma mulher que busca engravidar, esse é um ponto determinante para encurtar o caminho até o positivo. Ácido fólico, ferro, vitamina D e vitaminas do complexo B entre outas, são vitaminas importantes para mulher que deseja engravidar mais rápido.


Dica 4: Reduzir Estresse


O estresse é veneno para o corpo e para alma. Não importa de onde ele venha, não importa qual seu motivo, é nocivo e pode impedir a gravidez de acontecer. 
Acredite, isso não é bobagem. O estresse e a ansiedade são capazes promover desordem hormonal e impedir a ovulação. Se o estresse é causado pelas tentativas frustradas de engravidar use mais uma vez a regra da positividade. Pensamento positivo atrai coisas positivas, negatividade traz cada vez mais dificuldade. Duvida? Só vai conhecer os resultados se tentar.

Leia também: Porque a ansiedade atrapalha engravidar

Essas dicas são úteis também para os homens que precisam manter e ou aumentar a saúde dos espermatozoides. Mude seus hábitos, incentive seu parceiro a fazer o mesmo e colha os bons frutos dessas 4 dicas simples para engravidar.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa