Infelizmente, muitos casais sofrem com a infertilidade e muitos deles passam algum tempo economizando e juntando dinheiro para tratamentos de fertilidade. Nos dias de hoje tratamentos de infertilidade são sim mais acessíveis, mas ainda tem um custo elevado para a realidade de muitos. Aprender mais sobre as razões mais comuns para a falha ou a falta de sucesso desses tratamentos pode ajudar a determinar o sucesso dos
procedimentos e evitar mais gastos em tentativas posteriores.
O sonho de todo casal que se submete a uma técnica de reprodução assistida para engravidar é de que a gravidez aconteça na primeira tentativa. No entanto nem sempre isso acontece.

A taxa de sucesso da FIV, por exemplo, que é a técnica mais procurada pelos casais com problemas de fertilidade, pode variar de acordo com a idade e do problema que causou a infertilidade.
Uma das maneiras mais seguras e acertadas de se aumentar as chances de sucesso de seu tratamento de fertilidade é conhecer as principais razões pelas quais eles falham em primeiro lugar. Vamos observar com cuidado alguns pontos importantes.
Baixa qualidade dos óvulos
Uma das razões mais frequentes para a falta de sucesso doprocedimento é a baixa qualidade dos óvulos.
Um óvulo pouco saudável pode apresentar falhas na divisão celular, implantação e má formação fetal. Todas essas questões podem levar a falha do procedimento.
Óvulos de baixa qualidade são mais comuns em mulheres com idade avançada. Após os 35 anos, a qualidade dos óvulos, bem como a fertilidade da mulher, sofre um declínio importante.
A melhor forma de evitar falhas no seu tratamento de fertilidade é fazer uma análise genética dos óvulos que serão utilizados no procedimento. Para a mulher que já não possui óvulos aptos ao processo, a solução viável é a utilização de óvulos doados.
Anormalidades com espermatozoide
Espermatozoides com anomalias, assim como óvulos de pouca qualidade, podem gerar grandes transtornos. A dificuldade começa na fecundação e se estende para divisão celular e formação fetal.
Assim como os óvulos espermatozoides podem ser testados para atestar sua qualidade.
A fecundação é um processo delicado e muito importante, se o espermatozoide não tiver condições adequadas e capacidade para fecundação o processo fica comprometido.
Se o espermatozoide não tiver condições de fecundar um óvulo e promover o sucesso da tentativa, espermatozoides de doadores podem ser
utilizados
Dificuldade de implantação
Outro grande problema quando se trata de tratamentos de fertilidade é o processo de implantação. O revestimento uterino (endométrio) de algumas mulheres, encontra grandes dificuldades para implantar e sustentar a gestação inicial.
Esta é uma das questões mais difíceis de tratar. Em determinados casos alguns medicamentos ou suplementos podem ajudar a sanar o problema.
Alternativa bastante eficiente é se atentar a alimentação e manter uma rotina saudável. A alimentação e rotina leve de exercícios ajudam equilibrar os hormônios e favorecem o processo de espessamento do endométrio, tornando assim o revestimento uterino mais forte e receptivo ao embrião.
De uma forma geral essas são as principais e mais frequentes causas para a falta de sucesso dos tratamentos de fertilidade. Claro que cada caso é único e alguns problemas de saúde específicos podem ainda ser a principal causa para o resultado negativo de sua tentativa de reprodução .
Porém o mais importante nestes casos é discutir e avaliar junto a seu médico as reais chances de sucesso e o melhor tratamento a ser seguido.