quarta-feira, junho 22, 2016

Aborto: É seguro comer abacaxi na gravidez ?

o consumo de abacaxi aumenta a bromelina que pode causar aborto

O abacaxi além de ser uma fruta saborosa é também um grande aliado para a implantação do embrião. Rico em bromelina, anticoagulante natural, o consumo de abacaxi logo após a ovulação contribui para o espessamento adequado do endométrio aumentando as chances de sucesso da implantação.

Porém existem dúvidas quanto ao consumo prolongado do abacaxi tanto na fase lútea, quanto na gravidez. O abacaxi pode causar aborto ou parto prematuro?


É  seguro comer abacaxi durante a gravidez?


O abacaxi é um alimento seguro tanto na fase lútea quanto durante a gestação. O que se deve evitar são os excessos.  O excesso de abacaxi pode aumentar a quantidade de bromelina no corpo que por sua vez pode causar relaxamento precoce do colo do útero, fazendo com que o mesmo se contraia e prejudique a continuação da gestação.

Qual a quantidade segura de abacaxi na fase lútea?


Para ajudar na implantação do embrião, recomenda-se a ingestão de 1 fatia de abacaxi fresco com miolo em jejum por 5 dias. O primeiro dia de consumo deve ser o primeiro dia após a ovulação.

A bromelina contida no miolo do abacaxi fará com o que o sangue flua melhor pelas artérias uterinas permitindo maior vascularização no útero e consequentemente melhor aproveitamento da progesterona pelo endométrio.

Quanto de abacaxi posso comer durante a gravidez?


Durante a gravidez é seguro consumir até 3 xícaras de abacaxi por semana. O abacaxi é um alimento rico em vitaminas e minerais e possui um alto valor nutritivo. Suas propriedades trazem inúmeros benefícios a saúde e também a gravidez.

Rico em vitamina C que aumenta a imunidade, manganês que atua no fortalecimento ósseo, vitamina b1 útil no funcionamento muscular do coração e sistema nervoso, vitamina b6 que trabalha na formação de glóbulos vermelhos, cobre que traz benefícios a formação do coração do bebê,  fibras que mantém o bom funcionamento do intestino, ferro e ácido fólico para fabricação de glóbulos vermelhos e atuante na prevenção de má formação fetal e bromelina que além de anticoagulante combate as bactérias do intestino. O abacaxi é um alimento completo.

Os benefícios do abacaxi não param por aí. O abacaxi também é diurético, ajuda no tratamento de varizes, melhora o humor, diminuiu a ansiedade, combate a depressão, ajuda a diminuir a pressão arterial entre outros.

O risco no consumo de abacaxi na gravidez existe apenas quando consumido em excesso, algo em torno de 7 xícaras semanais.

Como tudo o mais na vida o abacaxi pode não ser o melhor alimento para alguns e deve ser evitado em algumas situações e condições de saúde.

Riscos de comer abacaxi na gravidez:


1. Azia ou refluxo:

Se você estiver sofrendo com azia, o melhor é evitar o consumo de abacaxi. Os ácidos presentes na fruta aumentam as chances de azia e refluxo.

2. Aborto:

De acordo com o livro Saúde Materno-Infantil - Aspectos Interdisciplinares dentro da perspectiva da Saúde Global,  consumir abacaxi em excesso aumenta significativamente a quantidade de bromelina no organismo que por sua vez afeta o colo do útero podendo causar aborto ou causar parto prematuro.

O excesso de bromelina no primeiro trimestre de gravidez pode  causar vômitos, erupções cutâneas além de contrações uterinas.

3. Aumento da glicemia:

Se você é diabética ou descobriu a diabetes gestacional, o abacaxi deve ser consumido de acordo com a orientação de um nutricionista. O consumo excessivo de abacaxi pode aumentar significativamente os índices glicêmicos.

4. Diarreia:

O aumento da bromelina pode causar diarreia

5. Boca ferida

O consumo excessivo de abacaxi pode causar sensibilidade ou inchaço na língua, bochechas internas e lábios.

É melhor evitar abacaxi, se você está sofrendo de úlcera péptica, gastrite, risco de aborto, má coagulação do sangue e pressão arterial baixa.


Se bater aquela vontade a mais de abacaxi você pode consumir os enlatados. Após o abacaxi passar pelo processo industrial ele perde grande parte de suas propriedades, dentre elas deixa de possuir bromelina.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

2 comentários:

  1. Ah Tati ! você como sempre prestando um baita serviço para as tentantes e gestantes.
    Vi um vídeo outro dia de uma mulher que é jornalista eu acho, dizendo que vc pode consumir quanto de abacaxi quiser, pelo tempo que quiser e que não precisa ser em jejum para ajudar na implantação. com esse texto entendi direitinho os motivos para se ter precaução quando usar o truque do abacaxi. Você faz seu dever de casa direitinho.
    Obrigada e grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Por favor. Fiquei desesperada. Estou com poucas semanas e hj comi umas 5 fatias... Foi a única coisa que consegui comer? O que eu faço?

    ResponderExcluir