quarta-feira, junho 01, 2016

Ovulação e Gravidez: Femara para induzir a ovulação

femara é um tratamento contra infertilidade que promove ovulação

O que é Femara - Letrozol?


Femara (nome genérico é letrozol) é uma droga oral utilizada no tratamento de fertilidade. Eficaz para mulheres com problemas de ovulação, tratamento da SOP ou para aquelas com infertilidade inexplicada. Femara tem sido utilizado para tratar certos casos de câncer de mama.


Femara para induzir a ovulação


Quando a enzima aromatase é inibida pelo  letrozol, os níveis de estrogenio são suprimidos, isto resulta no aumento da produção de FSH( hormônio folículo estimulante) pela glândula pituitária que fica localizada no cérebro. Em mulheres com a síndrome do ovário policístico ou anovulação (falta de ovulação) o aumento de FSH pode resultar no desenvolvimento de um folículo dominante e por fim na ovulação. Os médicos chamam esse processo de "indução da ovulação ".


Femara para aumentar as chances de gravidez em mulheres que sofrem com a falta de ovulação.


Em mulheres que já ovulam por conta própria, o tratamento com Femara pode resultar no desenvolvimento de folículos múltiplos e a liberação de mais de um óvulo.

A Liberação de múltiplos óvulos pode aumentar as chances de gravidez em comparação à liberação de um único óvulo como acontece num ciclo natural.Os médicos referem-se ao processo de estimular a ovulação de folículos múltiplos  como hiperestimulação ovariana controlada .

Femara para tratar a infertilidade após o clomid falhar - Femara versus Clomid


Clomid, indux, serophene (nome comercial) ou o citrato de clomifeno (nome genérico) é um medicamento oral que é frequentemente utilizado para estimular a ovulação em mulheres que não ovulam por conta própria. Femara é a alternativa seguinte quando a gravidez com citrato de clomifeno não acontece.

Algumas mulheres não respondem ao tratamento com  Clomid.
Letrozol pode induzir a ovulação de mulheres que não obtiveram sucesso no tratamento com clomid. Mesmo ovulando com clomid, algumas mulheres podem não conseguir engravidar utilizando esse medicamento.

Outro ponto a ser considerado são os desagrádaveis efeitos colaterais causados pelo citrato de clomifeno. No tratamento com Femara esses sintomas são mais reduzidos, apresentando mais segurança e menos incomodo
Esta pode ser uma razão para usar Femara em vez de Clomid

Femara e Gravidez - Taxas de Sucesso Usando Femara e letrozol



As chances mensais para engravidar usando letrozol são equivalentes as chances de engravidar usando clomid

A idade materna, contagem de espermatozoides do parceiro , estado do útero e trompas, pode influenciar nas taxas de sucesso.

Mais chances de sucesso para mulheres que não ovulam naturalmente.


Mulheres que não ovulam de forma natural  tem cerca de 15%  de chance por mês de engravidar com Femara, no entanto Femara apresenta uma taxa menor de sucesso em mulheres que ovulam naturalmente. Por isso quando utilizado para infertilidade inexplicada numa mulher que ovula regularmente sem dificuldades nessa área, as expectativas de sucesso são significativamente mais baixas.

Como tomar Femara para engravidar


A dose mínima inicial de Femara é de 2,5 mg /dia do 5º ao 9º dia do ciclo. Caso a paciente não responda satisfatoriamente ao tratamento, a dose administrada pode chegar a 7,5 mg/dia.

Método 100% Natural | 56% das mulheres conseguem engravidar em até 90 dias - Saiba Mais 

Riscos e efeitos colaterais de Femara


Muitos médicos não recomendam o uso de letrozol por conta de dados de um relatório de 2005 onde alguns médicos de fertilidade canadenses sugerem uma possível maior incidência de malformações congênitas em gestações que tiveram inicio com o uso de Femara.

Este estudo foi realizado a partir de um número pequeno de gestações e severamente criticado por ter uma base inadequada de analise. 

Acredita-se que a droga seja eliminada do organismo antes mesmo do óvulo ser fertilizado, portanto é intrigante a forma como a droga pode causar defeitos de nascimento. O fabricante do letrozol enviou uma advertência aos médicos afirmando que de acordo com os testes realizados pelo laboratório, defeitos de nascimento não são relatados em crianças nascidas após o uso de Femara.

O melhor é sempre conversar com seu médico e avaliar os riscos do tratamento.

Não utilize esse medicamento sem o conhecimento do seu médico.

Pé no chão e esperança no coração !
Tradução e adaptação do texto por: Tatiana da Costa

Fonte: Advanced Fertility