quarta-feira, novembro 30, 2016

Gestação e HIV: Tratamento para não contaminar o bebê


  • Antes de engravidar é importante que o casal faça o teste para comprovar que está livre do HIV, controlar o vírus em caso de soropositivo e tomar medidas para evitar a transmissão aos descendentes.

Todos anos há mais de três décadas o dia primeiro de dezembro é mundialmente conhecido como o dia de luta contra a AIDS. Esta ação ajudou e continua ajudando na conscientização para evitar e também conter uma das grandes epidemias dos tempos modernos.

AIDS não é coisa do passado, em 2015 no Brasil 81 mil pessoas iniciaram o tratamento com antirretrovirais pelo SUS, um crescimento de 13% com relação ao ano anterior. Graças a este medicamento, os portadores do HIV podem ter qualidade de vida.

Os soropositivos também podem ter uma vida plena com filhos livres do vírus do HIV através de técnicas de reprodução humana disponíveis há mais de 10 anos, no entanto muita gente ainda não sabe.

Esta possibilidade existe graças aos avanços na área de reprodução humana, que unido aos progressos e conquistas de qualidade de vida para os portadores do HIV, permitiram que as técnicas de medicina reprodutiva sejam aplicadas para evitar a contaminação do HIV aos seus filhos.

Como o homem evita a transmissão do HIV aos descendentes?

Para evitar a transmissão do HIV aos descendentes é possível engravidar através da técnica de lavagem de sêmen e posterior introdução do espermatozoide diretamente no óvulo utilizando a técnica ICSI. O tratamento completo exige a Fertilização in vitro. 

“Os tratamentos antirretrovirais junto com as técnicas de reprodução humana permitem que casais onde o homem é portador do vírus da AIDS, possam realizar o sonho de ter filhos de forma segura. A lavagem de sêmen confirmada mediante técnicas de biologia molecular de alta sensibilidade é um protocolo ótimo para evitar o contágio”, explica Drª. Genevieve Coelho, diretora da IVI Salvador.

Como a mulher evita a transmissão do HIV aos descendentes?

No caso da mulher soropositiva, caso o parceiro não seja portador, é preciso realizar a Inseminação Artificial, que é um tratamento mais acessível por ser de baixa complexidade. O seguinte passo é um pré-natal bem controlado, mas parecido com um pré-natal de qualquer gestante. Com a diferença que é preciso ter um controle imunológico detalhado, além de manter a tratamento de antirretrovirais em dia. 

“Parecia impossível evitar as doenças transmissíveis aos descendentes, mas hoje podemos fazer isso, e não apenas para casos de HIV, também podemos evitar doenças genéticas hereditárias, por exemplo”, afirma Drª Genevieve e conclui, “as clínicas de reprodução humana são mais que centros médicos para casais com infertilidade, quando bem equipadas e atualizadas, podem cuidar da saúde dos futuros descendentes evitando doenças que uma vez manifestadas não têm cura”.
 
HIV hoje em dia
Atualmente a epidemia do HIV no Brasil está estabilizada com uma taxa de detecção de cerca de 20 casos para cada 100 mil habitantes. A cifra representa cerca de 40 mil casos novos ao ano. Desde o início da epidemia de AIDS no Brasil – em 1980 –, até junho de 2015, foram registrados no país 798.366 casos de AIDS.

Internacionalmente, segundo dados do programa de luta contra a AIDS das Nações Unidas, aproximadamente 36,7 milhões de personas eram portadoras do vírus HIV em 2015. Uma taxa elevada, mas que reduziu 35% quando comparada com os dados do ano 2000, além de uma redução de mortes por causa da AIDS de 42%.  Do total de portadores, estima-se que 18 milhões têm acesso ao tratamento antirretroviral, um dado que precisa melhorar, porém é 84% superior ao acesso que existia no ano 2010.
 
Onde fazer o teste do HIV grátis
Procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto de você para fazer de forma gratuita o teste que detecta o vírus da AIDS.
 
Sobre o IVI
Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 60 clínicas em 11 países, incluindo Brasil, e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário