sexta-feira, janeiro 13, 2017

Chá de canela para descer menstruação funciona?


Muitas mulheres recorrem às alternativas naturais para tratar e resolver problemas do ciclo menstrual. A canela é um desses tratamentos úteis, mas que necessitam de zelo ao serem utilizados.

Canela e a SOP

Um estudo realizado com um pequeno grupo de mulheres, mostrou que o tratamento com canela, pode reverter o quadro de anovulação de mulheres portadoras dessa síndrome. No entanto ressalta-se a necessidade de utilizar a canela apenas nas duas primeiras semanas do ciclo. Por conter propriedades que atuam no útero promovendo as contrações e constringindo o fluxo sanguíneo nesse órgão, a canela pode causar aborto.

A ingestão com a finalidade de estimular a ovulação pode ser feita através do chá dos paus de canela e em forma de pó em sucos, frutas e até no leite.

Sua ação benéfica no tratamento da Sop se deve principalmente a suas propriedades que tratam a resistência a insulina e que inibem o apetite, contribuindo para a perda de peso. Mulheres com sobrepeso podem apresentar dificuldades ovulatórias e tem mais chances de desenvolver a SOP.


Canela e aborto

O uso da canela durante a gravidez é totalmente contra indicado, pois pode provocar aborto. Sua ação abortiva se deve principalmente a sua capacidade de promover  contrações uterinas.

Dessa forma o embrião não consegue se manter fixo no interior do útero, se desprende e é expelido junto com a descamação endometrial.

Se existe suspeita de gravidez, não faça uso de canela.

Canela para descer a menstruação

Muitas mulheres que tentam engravidar recorrem à canela para estimular a descida da menstruação para dar início a um novo tratamento. No entanto a ação da canela com essa finalidade, só funcionará caso o endométrio esteja pronto para descamar.

Ao estimular as contrações uterinas e aumentar o fluxo de sangue no útero, a canela estimula a descamação do endométrio mais rapidamente.

Não se espante se alguns minutos após ingerir a canela, algumas cólicas surgirem.

Esse truque não funciona para mulheres que apresentam endométrio atrófico ou estejam em fase folicular.

No caso da menstruação estar atrasada a mais de 30 dias, a técnica também pode não apresentar resultados positivos.

O impacto da canela no embrião

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology sugere que os filhos de mulheres que ingeriram canela em grandes quantidades durante a gestação, apresentaram maiores  chances de apresentar déficit de atenção, hiperatividade e comportamento agressivo. 

Segundo o professor Jonathan Seckl, da Universidade de Edimburgo isso deixa claro um ponto importante. Evidencia-se dessa forma que o excesso do consumo de canela durante a gestação afeta diretamente o QI da criança, além de permitir que os hormônios do estresse da mãe passem para o filho, interferindo no desenvolvimento cerebral do feto e gerando problemas comportamentais nessas crianças.


Qual o tipo certo de canela ?

A canela segura e indicada para consumo é a canela da índia. Não é raro no entanto,  encontramos a canela da china, que além de não trazer os benefícios de sua prima indiana, é rica em cumarina e pode trazer danos ao fígado e rins.

Fique atenta na hora de adquirir sua canela.

Em caso de gravidez, suspenda o uso da canela e inicie seu pré natal. 

Receita do chá de canela para menstruar

Use 5 ou 6 paus de canela para 240 ml de água.
Se preferir coloque 2 ou 3 cravos . 
O ideal é não adoçar

Os mesmos pauzinhos podem ser utilizados para fazer o chá dos próximos dias sem perder propriedades e sabor. 


Tatiana da Costa 
Pé no chão e esperança no coração!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário