Nidação ou Menstruação | Diferencie os sangramentos

Durante as tentativas para engravidar, as mulheres normalmente se deparam com alguns sinais de alerta. Alguns detalhes importantes, podem ser difíceis de reconhecer e até indecifráveis em alguns momentos. Uma das maiores dúvidas é se o sangramento ocorrido foi de nidação ou menstruação. Em alguns momentos os sangramentos são parecidos e fica difícil entender o que está acontecendo. Afinal é possível saber quando o sangramento é de menstruação ou  sangramento de implantação?

 

Como saber se o sangramento foi nidação ou menstruação

 

Embora apenas 10% das mulheres apresentem sangramento de nidação, algumas esperam por esse momento como se fosse pedágio obrigatório para o início de uma gravidez. Não é !
Toda e qualquer mulher ao engravidar passa pela nidação. Esse episódio é caracterizada pela implantação do embrião no útero. No entanto, nem todas apresentam sangramento de implantação, o sangramento que sinaliza que o embrião se fixou no útero.
Por conta dessa espera pelo sangramento de implantação, é comum que se confundam e criem expectativas diante de qualquer escape ou sangramento. O sangramento de nidação normalmente ocorre muito próximo ao dia que a menstruação deveria acontecer. Essa é a maior razão para que muitas mulheres fiquem sem saber ao certo se o sangramento é fruto da nidação ou menstruação. 

Sangramento de Nidação

 

O sangramento de implantação também conhecido como nidação, ocorre para apenas  um terço das mulheres que engravidam. O sangramento de implantação pode ocorrer de 6 a 15 dias após a ovulação.

Quando o óvulo fecundado inicia a implantação, alguns vasos sanguíneos podem se romper.  Isso resulta em uma pequena quantidade de sangramento ou manchas tipo borra, que caracterizam o sangramento de nidação. O sangramento de nidação é geralmente mais escuro do que o sangue do período regular, normalmente semelhante  a borra de café e em alguns casos o sangue é ralo e aguado.O processo de implantação é gradual. O embrião vai penetrando cada vez mais fundo no endométrio até ficar totalmente encoberto por ele. O que poucas pessoas sabem é que durante os 15 dias de nidação, pequenos sangramentos podem ocorrer mais de uma vez.


Toda mulher grávida passou pelo processo de nidação, mas não necessariamente apresentam o sangramento de implantação. Como já dito, o sangramento de implantação ocorre para uma pequena parte das mulheres que engravidam.

Sangramento Menstrual

 

O sangramento menstrual é algo que faz parte da sua vida, por isso é mais fácil identifica-lo.
A menstruação normalmente tem fluxo mais intenso e dura mais dias que o sangramento de implantação. Essa é principal diferença entre nidação ou menstruação.
A menstruação pode durar de 3 a 9 dias enquanto o sangramento de implantação não acontece por mais de 3 dias seguidos.
O fluxo menstrual algumas vezes pode começar como borra ou sangue mais aguado, mas evolui para um sangramento mais intenso nos dias que se seguem. Esse início às vezes atípico para algumas mulheres, pode trazer dúvida quanto ao tipo de sangramento.
O sangramento de menstruação tem normalmente aspectos próprios como sangue brilhante vivo, enquanto  o sangue de implantação é mais escuro ou rosado.

Cólicas

As cólicas normalmente surgem tanto na nidação quanto na menstruação. Esse sintoma por si só, não nos sinaliza por qual evento estamos passando. Portanto não servem para identificar ou afastar a possibilidade de um ou outro.

Mulheres portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos, ovários microcísticos e descontroles hormonais, podem apresentar sangramento em borra. No entanto esse é um episódio comum para essas mulheres e poucas confundem esse pequeno sangramento com nidação.

Normalmente o que sana a dúvida quanto a nidação ou menstruação, são os dias subsequentes. Se houver evolução, principalmente de fluxo, é menstruação. Já para o caso do sangramento cessar, duas possibilidades ainda podem ser discutidas. Nidação ou escape. No entanto, provavelmente você faz parte dos 10% de gestantes que apresentaram sangramento de nidação.

Fonte: Norwitz ER, et al. Visão geral da etiologia e avaliação do sangramento vaginal em mulheres grávidas.

Moore KL, et al. Respostas a perguntas clinicamente orientadas. Em: Antes de nascermos: Fundamentos da embriologia e defeitos congênitos. 8ª ed. Filadélfia, Pa .: Saunders Elsevier; 2013.
Perguntas frequentes Gravidez FAQ038. Sangramento durante a gravidez. Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas.

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

8 Comentários

  1. Agora somos 3 disse:

    Adorei o Blog e os conteudos!
    Seguindo ! segui > Eramos Dois agora somos Três

  2. Taty bom dia! sou inscrita no YouTube, mas preciso de uma ajuda por aqui kkk (mais uma ajuda).
    Tenho 43 anos, uma filha de 11 anos e há 2 anos estou tentando engravidar novamente, tenho Infertilidade sem causa aparente, minha primeira e unica gestação aconteceu depois de 8 anos de tentativas…separei e casei há 3 anos e há 2 anos tento uma outra gestação. Minha menstruação desregulou após os 41 anos e no momento meu GEO me indicou o CICLOPRYMOGINA, realmente está regulando a menstruação, mas se estou tomando esse regulador eu não consigo engravidar….soube que ele também é CONTRACEPTIVO…É VERDADE? ME AJUDA AMIGA, QUAL A MELHOR FORMA DE RESOLVER ESSA SITUAÇÃO? (A GESTAÇÃO ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS). BJ Deus abençoe.

    • Ele não é contraceptivo, na própria bula traz a informação amiga, no entanto é fato que a grande maioria das mulheres engravidam ao fim do tratamento que deve ser feito por no máximo 6 meses.
      Pense que são alguns meses de tratamento que vão te colocar mais perto do positivo.
      Sorte amiga !

  3. Anônimo disse:

    ola boa noite….
    ovulei aproximadamente dia 2 e minha m era pra ter vindo dia 17 mais nao veio, veio apenas um pequeno corrimento marrom bem clarinho, sinto dor na lombar, to om o rosto cheio espinhas …. isso pode ser nidaçao

  4. Anônimo disse:

    Olá queria tirar uma dúvida… Eu tomava a injeção trimestral depoprovera há 1 ano , era pra eu tomar a injeção dia 17.11.2016 mas resolvi parar de tomar,tive relação desprotegida durante o último 1 meses… Mais ou menos e ontem no dia 11 de abril de 2017 tive um sangramento muito parecido com a nidação , lembrando que eu nao menstruava desde a primeira dose dá injeção , há mais de um ano… Nao sei ce e a mentruacao ou a nidação , se for a nidação quantos dias posso fazer o teste de gravidez? Obrigado

  5. Anônimo disse:

    Olá taty… Há duas semanas á traz, Meu esposo teve Zica vírus apenas por três dias.Quase sem sintomas e MT fraco. Sou tentante Há dois meses. E como o vírus pode ficar no esperma, ( mesmo sem saber se prejudica o feto ) quero saber se posso continuar tentando. Obs: Meu período fértil é daqui há 4 dias. Pfv… Quero mt ser mãe. E espero sua resposta anciosa… Bjs, MT obg por td!

  6. Anônimo disse:

    Ola boa noite, sou tentante. Tomo indutor p ovular. Mes passado minha menstruação veio normal. Ja esse mes dia 3/5 veio essa borra. Em pouca quantidade e somente 2 dias.Pela manha apenas um leve sangue q so vi qnd m limpei, depois n mais. Tenho sop. Hj fiz o tranvaginal e vim q meus ovarios estao limpinhos. Nada mais. Estou meio confusa pq nunca aconteceu antes. Por favor m ajuda

  7. Anônimo disse:

    Ola minha m veio no dia 3/06 e no dia 16/06 tomo pelutan,e hj dia 19/07 veio uma borra de café e já mudou para uma cor marrom.
    E esta bem diferente das outras que já tenho,e como fiquei do dia 3 ao dia 26/06 sem perlutan
    Estou em dúvida de ser a m ou não