terça-feira, fevereiro 14, 2017

Quando é o Período fértil de quem toma anticoncepcional

período fértil de quem toma anticoncepcional


O período fértil de quem toma anticoncepcional simplesmente não existe. Mulheres que fazem uso regular e correto de anticoncepcional seja como pílula, injetável ou implante, não tem período fértil e, portanto as chances de engravidar são mínimas. Para que uma gravidez ocorra é preciso que folículos sejam desenvolvidos, amadurecidos e liberados pelos ovários. A função dos anticoncepcionais é justamente impedir que isso aconteça.

Quando acontece o período fértil de quem toma anticoncepcional?


O período fértil de quem toma anticoncepcional não ocorre porque a função do contraceptivo é inibir a ovulação. No entanto alterações no muco cervical e no espessamento do endométrio acontecem. Isso potencializa a prevenção da gravidez e permite que durante a pausa da medicação um sangramento semelhante a menstruação aconteça.
O sangramento que acontece em mulheres que utilizam anticoncepcionais, não ocorre pela mesma razão de um ciclo menstrual natural. A menstruação de quem usa anticoncepcional acontece por abstinência do hormônio artificial da pílula utilizada. Já no ciclo menstrual natural, a menstruação ocorre pela ausência de gravidez. Quando o organismo identifica que a chance de implantar um óvulo falhou, o endométrio desaba para que uma nova chance de engravidar se inicie.
Se houver alguma falha ou esquecimento do anticoncepcional principalmente na primeira semana de do ciclo, as chances de ovulação são maiores e a eficiência do anticoncepcional fica comprometida.
Quando utilizado de forma correta, sem esquecimentos e tomado diariamente no mesmo horário, anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias apresentam 99% de taxa de eficiência.

Engravidar tomando anticoncepcional é possível?

Em algumas circunstâncias particulares é possível engravidar utilizando o anticoncepcional como forma de contracepção. São elas
  1. Não tomar o anticoncepcional todos os dias no mesmo horário. Principalmente na primeira semana.
  2. Utilizar alguns medicamentos como antibióticos, anticonvulsivantes e imunossupressores. São medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional.
  3. Ter diarreia ou vomitar até 2 horas após tomar o anticoncepcional.
Sem o estímulo correto dos hormônios do anticoncepcional a mulher pode desenvolver folículos, ovular e acabar fecundando o óvulo por acreditar estar protegida.
Outro ponto importante a ser citado é que a pílula tem 1% de falha e por isso, é possível engravidar utilizando corretamente e com frequência.´
Antigamente fala-se muito da pílula placebo que existiam nas cartelas de anticoncepcional  por imposição da igreja. Isso na verdade não passa de lenda. Todas as pílulas da cartela do anticoncepcional possuem a mesma dosagem eficiente de hormônio.
Sendo assim, mesmo não existindo período fértil de quem toma anticoncepcional. Alguns cuidados devem ser tomados. 

Existe TPM quando se usa anticoncepcional?


Sim, embora os sintomas sejam mais brandos, é possível perceber alguns sintomas. Entre os mais comuns estão dor nos seios, cólicas, maior irritabilidade, inchaço corporal e dor de cabeça.

Muco elástico com uso de anticoncepcional


Muitas mulheres apresentam diferentes tipos de muco durante o uso do anticoncepcional. Embora o período fértil de quem toma anticoncepcional anticoncepcional de fato não existe, ao perceberem o muco elástico, algumas mulheres acreditam ser o período fértil do ciclo e temem engravidar.
As mudanças do muco no ciclo natural são motivadas pelo estrogênio, mesmo hormônio utilizado na maioria das pílulas anticoncepcionais. Por isso a presença de muco elástico com anticoncepcional é frequente e normal.
O período fértil de quem toma anticoncepcional não existe para as mulheres que fazem o uso correto da pílula. Utilizando corretamente as relações podem ser mantidas durante a administração da cartela e também nos dias de pausa.
Lembrando que a pílula não protege de doenças sexualmente transmissíveis. Faça uso de camisinha para garantir mais eficiência e evitar que uma gravidez indesejada aconteça.
Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa

2 comentários:

  1. Estou pensando em mudar de pílula pra injeção no período de amamentação. Vocês tem algum post falando sobre isso? Pesquisei na bula algumas informações dessa injeção http://cyclofemina.com.br mas gostaria de mais informações.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu sempre tive o meu ciclo menstrual certinho(30 dias) só que já estou com 18 dias de atraso e nem sinal da menstruação aparecer, não tomo nenhum medicamento para evitar, ja fiz 3 testes de farmácia e todos deram negativo, estou com um muco forte a mais de uma semana, é tap forte que as vezes chego a acreditar que é a menstruação, mas até agora nada dela, tem possibilidades de eu estar grávida?

    ResponderExcluir