sexta-feira, junho 30, 2017

Corpo Lúteo | O que é e qual sua função

corpo lúteo

O corpo lúteo , que significa corpo amarelo em latim, é o que resta do folículo após a ovulação. Durante a fase folicular do ciclo, vários folículos se desenvolvem sob a influência da FSH (hormônio folículo estimulante). Cada folículo contém em seu interior, um óvulo imaturo. 


Em um ciclo típico, apenas um folículo se tornará um folículo dominante e maduro o suficiente para a ovulação. Quando uma mulher ovula, o óvulo é expelido pelo folículo dominante. 


Esse folículo então se torna uma cicatriz que em seu processo de regressão se torna o corpo lúteo, uma glândula endócrina provisória. A fase lútea , que leva esse nome por ser a fase do ciclo com a presença do corpo lúteo, é a segunda metade do ciclo menstrual. A fase lútea começa após a ovulação e se estende até o dia anterior a menstruação.

O que é o corpo Lúteo ?


O corpo lúteo produz progesterona. A progesterona torna o revestimento do útero espesso para a implantação. A espessura do endométrio é necessária para manter uma gravidez saudável. O corpo lúteo produz progesterona até a placenta começar a assumir a produção de progesterona . A placenta assume essa função entre as 10 e 12 semanas de gravidez.

Por quanto tempo o corpo lúteo sobrevive?

Após a ovulação  o corpo lúteo se mantém entre 10 e 12 dias, a menos que comece a receber HCG (gonadotropina coriônica humana) de um embrião em desenvolvimento. Se o óvulo não é fecundado, o corpo lúteo não recebe estímulo hormonal entra em degeneração se torna um corpo albicans e a produção de progesterona cessa. Quando os níveis de progesterona caem, o revestimento do útero não consegue se manter e desaba no processo de menstruação.

O hormônio LH é o hormônio responsável por estimular o folículo na liberação do óvulo maduro.  HCG e LH apresentam estruturas muito semelhantes. Por essa razão quando uma gravidez acontece e o HCG passa ser produzido, o corpo lúteo recebe o estímulo hormonal semelhante ao que estimulou sua formação e se mantém durante algumas semanas de gestação. Mesmo a placenta assumindo a produção de progesterona por volta da 10ª, 12ª semana de gestação, o corpo lúteo pode ser observado no ovário da gestante até mais ou menos as 20 semanas de gravidez.

O que é a deficiência de corpo lúteo ?


A deficiência de Corpus luteum , também conhecida como defeito do corpo lúteo , significa que o corpo lúteo não produz suficiente progesterona para assegurar a implantação do embrião e suportar a gravidez . Sem níveis suficientes de progesterona, o endométrio não consegue se manter e a fase lútea é deficiente. Se uma mulher está grávida e tem baixos níveis de progesterona, isso pode resultar em infertilidade ou aborto espontâneo.

Um dos sintomas de deficiência de corpo lúteo e a fase lútea igual ou menor que 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário