sábado, junho 17, 2017

Espermograma | Entenda o resultado do espermograma

quando fazer um espermograma
O Espermograma analisa a quantidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides

Um espermograma analisa a quantidade de sêmen que um homem produz. O Espermograma Também mostra o número e a qualidade do espermatozoide na amostra de sêmen.


Este teste geralmente é um dos primeiros testes feitos para ajudar a descobrir se um homem tem problemas para conceber ( infertilidade ). Um problema com o sêmen ou espermatozoide afeta mais de um terço dos casais que não conseguem ter filhos ( inférteis ).

Os testes que podem ser feitos durante uma análise de sêmen incluem:

Volume. Esta é uma medida de quanto  sêmen está presente em uma ejaculação.

Tempo de liquefação. O sêmen é um gel espesso no momento da ejaculação. Normalmente se torna líquido dentro de 20 minutos após a ejaculação. O tempo de liquefação é o tempo necessário para o sêmen se transformar em líquido.

Contagem de espermatozoides. Isso conta o número de espermatozoides presentes por mililitro (mL) de sêmen em uma ejaculação.

Morfologia espermática. Esta é uma medida da porcentagem de espermatozoides que tem uma forma normal.

Motilidade espermática. Esta é uma medida da porcentagem de espermatozoides que pode se mover normalmente. O número de espermatozoides que mostram o movimento normal para a frente em uma certa quantidade de sêmen também pode ser medido. Isso se denomina densidade móvel.

PH. Esta é uma medida da acidez ( pH baixo ) ou alcalinidade (pH elevado) do sêmen.

Contagem de glóbulos brancos (leucócitos). Os glóbulos brancos não estão normalmente presentes no sêmen. Quando presentes indicam algum tipo de infecção.

Nível de frutose. Esta é uma medida da quantidade de um açúcar chamado frutose no sêmen. A frutose fornece energia para o esperma.

Quando realizar um espermograma


Um espermograma é  feito para descobrir se:

  1. Um homem tem um problema reprodutivo que o impede de procriar.
  2. Uma vasectomia foi bem sucedida.
  3. A reversão de uma vasectomia foi bem sucedida.


Preparação para o espermograma


É solicitado que  seja feita abstinência sexual de pelo menos 3 dias. Isso ajuda a garantir que a contagem de esperma seja mais alta. A abstinência também torna o teste mais confiável. Se possível, não evite a atividade sexual por mais de 4 dias antes do espermograma. Um longo tempo sem atividade sexual pode resultar em espermatozoides menos ativos.
Certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer medicamentos ou suplementos de ervas que esteja utilizando.

Como é feito o espermograma


Em sala privada, a ejaculação deve acontecer em copo estéril. Em seguida o copo devidamente fechado é entregue a enfermeira. 

A maneira mais comum de coletar sêmen é pela masturbação. A ejaculação acontece diretamente  no copo de amostra estéril . Não deve ser usado nenhum tipo de  lubrificante.

Amostra de sêmen pode ser coletada em casa ?

Se você coletar a amostra de sêmen em casa, a amostra deve ser levada ao laboratório ou clínica dentro de 1 hora. Mantenha a amostra fora da luz solar direta. E não deixe ficar muito frio ou quente demais. Se é um dia frio, leve o recipiente de amostra de sêmen contra o seu corpo. Isso ajuda a mantê-lo o mais próximo possível da temperatura corporal . Não refrigere a amostra de sêmen.

Uma vez que as amostras de sêmen podem sofrer alterações de um dia para o outro, duas ou três amostras diferentes podem ser verificadas dentro de um período de 3 meses. Isso ajuda a obter testes precisos.

Um espermograma para testar o quão bem uma vasectomia funcionou geralmente é feito 6 semanas após a vasectomia.


Riscos do espermograma


Não há riscos associados à coleta de uma amostra de sêmen.

Como interpretar os resultado do espermograma


Um Espermograma  mede a quantidade de sêmen que um homem produz. Também mostra o número e a qualidade do espermatozoide na amostra de sêmen. Os resultados de um espermograma podem ficar prontos em 1 dia, mas alguns laboratórios necessitam de mais tempo devido a demanda. Os valores normais podem variar de laboratório para laboratório, por isso não se precipite, aguarde a consulta médica para avaliação dos resultados.

Espermograma interpretação


Volume de sêmen
Normal:
2-5 mililitros (mL)  por ejaculação
Anormal:
Existe um volume de sêmen anormalmente baixo ou alto. O mais preocupante é o volume baixo que pode indicar algum tipo de obstrução nos ductos deferentes, ejaculação retrógrada, infecções, lesão medular entre outros.

Tempo de liquefação

Normal:
20-30 minutos após a coleta

Anormal:
Existe um tempo de liquefação anormalmente longo. Isso pode ser um sinal de uma infecção.

Contagem de esperma

Normal:
20 milhões de espermatozoides por mililitro (mL) ou mais

0 esperma por mililitro se o homem tiver realizado uma vasectomia

Anormal:
Está presente uma contagem muito baixa de esperma. Isso pode significar infertilidade . Mas uma baixa contagem de esperma nem sempre significa que um homem não pode ser pai. Muitos homens com contagem de esperma abaixo de 1 milhão conseguiram conceber. No entanto é preciso abrir mão de alguns hábitos e fazer um tratamento por pelo menos 3 meses com as vitaminas certas.

Forma do espermatozoide (morfologia)

Normal:
Mais de 30% dos espermatozoides tem forma normal.

Critérios Kruger: Mais de 4% dos espermatozoides tem uma forma normal.

Anormal:
O espermatozoide pode ser anormal de várias maneiras. Eles podem ter duas cabeças ou duas caudas, uma cauda curta, uma cabeça minúscula (cabeça de alfinete) ou uma cabeça redonda (em vez de oval). O espermatozoide anormal pode não ser capaz de se mover normalmente ou de penetrar um ovo. Alguns espermatozoides que não são normais geralmente são encontrados em todas as amostras normais de sêmen. Mas uma alta porcentagem de esperma anormal pode tornar mais difícil para um homem ter um filho.

Movimento do espermatozoide (motilidade)

Normal:
Mais de 50% dos espermatozoides mostram o movimento normal para a frente após 1 hora.

Anormal:
Os espermatozoides devem poder avançar (ou "nadar") através do muco cervical para atingir um óvulo. Uma alta porcentagem de esperma que não pode nadar bem, pode tornar mais difícil para um homem ter um filho.

PH do sêmen

Normal:
PH do sêmen de 7.1-8.0

Anormal:
Um pH de sêmen anormalmente alto ou baixo pode matar o espermatozoide ou afetar o quão bom eles podem se mover ou podem penetrar um óvulo.

Glóbulos Brancos (Leucócitos)

Normal:
Não são encontrados glóbulos brancos ou bactérias.

Anormal:
Bactérias ou um grande número de glóbulos brancos estão presentes. Isso pode ser um sinal de uma infecção.

O que pode alterar o resultado do espermograma


Certas condições podem ser associadas a uma contagem baixa ou ausente de esperma. Essas condições incluem orquite , varicocele , síndrome de Klinefelter , tratamento de radiação para os testículos e doenças que podem causar encolhimento (atrofia) dos testículos (como caxumba ).

Se uma baixa contagem de espermatozoides ou uma alta porcentagem de espermatozoides anormais for encontrada, mais testes podem ser feitos. Outros testes podem incluir medição hormonal, como testosterona, hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo estimulante (FSH) ou prolactina . Uma pequena amostra ( biópsia ) dos testículos pode precisar ser verificada se a contagem de esperma ou motilidade for extremamente baixa.

O que afeta o resultado do espermograma


Talvez você não consiga testar, ou os resultados podem não ser úteis se:

Estiver tomando medicamentos tais como a cimetidina, hormônios ( testosterona , estrogênio ), sulfassalazina , nitrofurantoína , ou alguns de quimioterapia medicamentos.
Você usa cafeína , álcool, cocaína , maconha ou tabaco .

Você usa medicamentos à base de plantas , como a erva de São João ou altas doses de equinácea.

Sua amostra de sêmen tenha ficado muito fria. O valor da motilidade do esperma será baixo.

Você está exposto a radiação, alguns produtos químicos (como certos pesticidas ou espermicidas), ou calor prolongado.

Sua amostra de sêmen está incompleta. Isso é mais comum se uma amostra for coletada por outras formas além da masturbação.

Você não ejaculou por vários dias. Isso pode afetar o volume de sêmen.

espermograma caseiroAlguns homens por medo do resultado ou vergonha se recusam a realizar  espermograma. Para esses casos existe o kit de fertilidade masculino caseiro. No entanto apenas a quantidade de espermatozoides é testada, não havendo informações sobre sua motilidade e morfologia. Pontos igualmente essenciais numa analise de esperma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário