Sonho de ser pai pode ser ameaçado pela infertilidade
- A infertilidade masculina na maioria dos casos não produz sintomas
- Conheça as verdades e mitos da fertilidade masculina
Aproximadamente 15% da população mundial enfrenta problemas para conceber um filho. Em 4 de cada 10 casos, o fator de infertilidade está relacionado diretamente com o homem, enquanto outros 2 casos terão fatores mistos, onde o homem e a mulher contribuem nas causas.Apesar de quase 90% dos casos de infertilidade terem uma solução médica para aqueles que consultam um especialista em reprodução humana, apenas uma pequena parcela da população procura ajuda de um especialista para avaliar o problema e dar início ao tratamento. “Os homens resistem mais que as mulheres, e muitas vezes esta demora pode fazer com que uma solução que poderia ser simples, acabe complicando”, afirma Dra. Genevieve Coelho, especialista em reprodução humana e diretora da clínica IVI Salvador.
Ao contrário do que se pensa, a fertilidade do homem também diminui com a idade, conforme foi comprovado pelo estudo apresentado recentemente pelo Centro Médico Diaconisa Beth, em Israel e Escola de Medicina de Harvard, nos EUA. O fato dos homens produzirem espermatozoides durante a vida inteira criou o mito da fertilidade permanente, mas a idade do homem e também seus hábitos influenciam na qualidade dos espermatozoides produzidos e, consequentemente, na fertilidade.
Veja também: Como consegui engravidar em apenas 2 meses seguindo esse
método!
Verdades e mitos da fertilidade masculina
1 – Todo homem pode ter filhos mesmo em idade avançada
2 – Os efeitos nocivos dos anabolizantes desaparecem depois que o homem deixa de utilizar a droga
3 – Infertilidade e impotência sexual é a mesma coisa
A infertilidade se caracteriza quando após um ano de relações sexuais frequentes o casal não consegue engravidar, algo que acontece com homens sexualmente ativos. Por outro lado, a impotência sexual é uma disfunção que pode estar associada a uma diminuição da libido, disfunção erétil e falhas na ejaculação.
4 – Exposição a calor intenso na região dos testículos reduz a fertilidade
5 – Obesidade prejudica a fertilidade
Exames que avaliam a fertilidade masculina
Dependendo de cada caso, além dos exames citados anteriormente, na avaliação da fertilidade masculina podem ser solicitadas ecografias e exames hormonais.