Estradiol é um dos três estrogênios que regem os ciclos menstruais femininos. O Estradiol é um dos hormônios sexuais femininos, talvez o mais importante deles. Durante a adolescência ele juntamente com a progesterona são os responsáveis por fazer os seios crescerem, as trompas se alongarem, a cintura afinar, o bumbum tomar destaque e as coxas se definirem de forma mais feminina. Mais tarde sua maior influência é sobre a maturação dos óvulos e espessamento do endométrio.
Muito além da reprodução, o estradiol exerce papel importante:
- Ajudando a proteger a memória entre outras funções cerebrais
- Fazendo a manutenção de alguns tecidos ajudando a promover elasticidade e pele viçosa.
- Trabalhando na reconstituição óssea
- Ajudando na reconstituição óssea.
- Atuabdo diretamente na distribuição de gordura corporal
Quando se trata de reprodução humana, os estrogênios de um modo geral são uns dos hormônios mais importantes. O estradiol é responsável pela produção de muco cervical fértil, pelo amadurecimento dos óvulos e pelo espessamento do endométrio. O endométrio é a camada interna do útero que abriga o bebê, nesse primeiro momento, ainda zigoto.
Veja também: Como consegui engravidar em apenas 2 meses seguindo esse
método!
Um nível equilibrado adequado de estradiol é essencial para uma mulher que deseja engravidar. Seus níveis de estradiol podem afetar sua fertilidade. Manter níveis controlados desse hormônio é vital para a ocorrência de uma gravidez.
O nível de estradiol impacta a fertilidade e, para engravidar, é necessário um nível apropriado de estradiol. O estradiol muito baixo ou o estradiol alto demais afetam, da mesma forma, as chances de engravidar. Portanto, um nível equilibrado e adequado de estradiol é essencial para a mulher que está tentando engravidar.
Estradiol baixo
O estradiol é predominante na primeira metade do ciclo menstrual e atinge o nível mais alto durante o processo de ovulação. Se houver baixo nível de estradiol, a ovulação pode ser suprimida por completo. Em outros casos problemas relacionados à fertilidade podem ocorrer. Um dos mais importantes é não engrossar o revestimento uterino necessário para a implantação dos óvulos fecundados.
Outro problema muito comum é a falta de muco cervical do período fértil. Esse muco é responsável por lubrificar, diminuir a acidez da vagina e auxiliar o espermatozoide em sua viagem até as trompas.
Sintomas de estradiol baixo
Os sintomas que indicam baixo nível de estradiol são secura vaginal, ondas de calor, perda de libido, enxaquecas e transpiração durante a noite.
Estradiol alto | Quais problemas podem surgir?
Níveis excessivos de estradiol não são bons para a mulher que deseja engravidar. Uma série de fatores são responsáveis pelos níveis desequilibrados de estrogênio no corpo feminino. Um dos principais motivos para o aumento de estrogênio no organismo são os xeno estrógenos. Esses interferem no nosso equilíbrio hormonal natural e têm efeitos colaterais sérios não só no sistema reprodutivo, mas também na saúde geral. Os xeno estrógenos são mantidos em nossas células de gordura após a exposição a produtos químicos sintéticos, como pesticidas e inseticidas, produtos de cuidados da pele que incorporam parabenos e produtos de limpeza. Uma dieta imprópria consistindo principalmente em produtos e subprodutos de origem animal ricos em gordura como carne vermelha gordurosa por exemplo, podem trazer grandes complicações não só para a saúde mas a para a fertilidade.
Quando o estradiol se mantêm elevado após a ovulação, prejudica e interfere na liberação de progesterona. A liberação pobre ou inadequada de progesterona é uma causa de infertilidade. A progesterona é responsável por manter e nutrir o endométrio ( camada interna do útero). Com a progesterona baixa a gravidez se torna quase impossível.
Como baixar estrogênio naturalmente | Controlar os níveis de Estradiol
Manter uma dieta rica em crucíferos, verduras e vegetais é um primeiro passo. Evitar armazenar alimentos em potes plásticos e diminuir consideravelmente a quantidade de cosméticos e produtos de beleza que utilizamos diariamente. Sim, enquanto mulheres utilizamos toneladas de produtos “embelezadores”. Isso não quer dizer que devamos deixar de usar tudo e qualquer coisa, mas sim que devemos cuidar melhor aquilo que utilizamos e principalmente avaliar a necessidade diária de todos esses produtos.
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio é também um meio eficaz de baixar naturalmente o estrogênio. A semente de abóbora é uma rica fonte desse mineral. Outra boa opção é o óleo de magnésio que pode facilmente ser feito em casa.
Como aumentar o estrogênio naturalmente
Uma maneira de preservar nossos níveis naturais de estrogênio é consumindo alimentos ricos em fitoestrógenos. Algumas das fontes desses estrogênios exógenos são na sua maioria inhame e produtos de soja, como leite de soja, tofu, carne de soja, cereais integrais e também uma variedade de ervas, como brotos de alfafa, espirulina, óleo de linho, sementes de aneto e trevo vermelho. Os fitoestrógenos, nomeadamente isoflavonas e flavonoides, também estão presentes em vários vegetais, frutas, linhaça, produtos de abelhas. Estes agem contra os radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo que mata as células. Os radicais livres estão diretamente ligados a questões de infertilidade, envelhecimento prematuro e vários distúrbios médicos.
Como equilibrar o estradiol
Um monitoramento cuidadoso do seu nível de estradiol aumenta as chances de engravidar naturalmente. Uma dieta saudável faz milagres no que diz respeito a fertilidade. Além disso, você pode equilibrar seu estradiol de forma natural sem precisar utilizar medicamentos ou cremes. Os produtos de abelha, em particular o pólen de abelha e a geleia real, são excelentes para o sistema reprodutivo feminino. Suas propriedades são semelhantes aos nossos hormônios e ajudam a restaurar o equilíbrio endócrino. O Gerenciamento adequado do estresse, evitar o uso de plásticos, a menor exposição à poluição, a mudança para produtos naturais de cuidados da pele, são etapas necessárias que você deve considerar antes de iniciar as tentativas para engravidar. Um ambiente mais saudável e seguro associado à ingestão de alimentos orgânicos aumentará naturalmente suas chances de ter uma gravidez e um bebê saudável.