Como Engravidar | Fertilidade Natural

Aumente de forma natural suas chances de engravidar, com técnicas simples e eficazes. Conheça o poder da natureza e da medicina chinesa para aumentar a fertilidade e reverter dificuldades que impeçam uma gravidez de forma natural. Veja como engravidar utilizando tratamentos simples e naturais a partir de sua casa. Sem o auto custo de medicamentos que trazem efeitos colaterais desagradáveis e muitas vezes danos emocionais importantes.

Entenda como funciona o seu ciclo menstrual e o que é preciso para garantir mais fertilidade.

Como engravidar conhecendo as fases do ciclo menstrual.

Para regular o ciclo de forma natural é preciso entender as fases do ciclo menstrual. Analisando de forma individual as necessidades e particularidades de cada fase, conseguimos reverter mais facilmente possíveis problemas que atrapalhem a regularidade do ciclo natural. Assim fica mais simples entender como engravidar rapidamente.

Assim como damos atenção diferente as estações do ano, é preciso dispensar condutas diferentes para regular cada fase do ciclo menstrual. Ao entrar em cada nova estação, nos alimentamos de forma diferente, assim como nos vestimos de forma diferente. Nos ajustamos para viver essas fases da forma mais confortável e saudável.

O que você certamente ainda não se deu conta, é que esses ajustes são intuitivos. Sabemos instintivamente o que comer, o que beber e o que vestir em cada estação. Já pensou um chocolate quente em pleno verão do Rio de Janeiro? Ou ainda um suco geladinho de melancia em pleno inverno Gaúcho? Simplesmente não combina!

Como engravidar : A fertilidade das mulheres ocidentais

A sociedade ocidental moderna sabe bem se ajustar a essas mudanças, no entanto, pode não estar tão atenta as necessidades do seu corpo durante cada fase do seu ciclo menstrual e assim não entender o que é preciso para saber como engravidar de forma natural. O suporte adequado a cada fase ajuda a manter um ciclo menstrual regular e saudável. Equilibrar hormônios e manter a saúde dos óvulos e do endométrio é vital para que uma mulher possa engravidar naturalmente.

As mulheres ocidentais conhecem pouco sobre seu corpo, sua fertilidade e principalmente sobre as fases do seu ciclo menstrual. A esmagadora maioria sequer sabe o que é o muco cervical do período fértil. Não imagina que seja um bom sinal de fertilidade.

Ter um ciclo menstrual regular é importante para manter ou melhorar a fertilidade.  O processo para engravidar é mais ou menos como preparar um solo para o plantio e cultivo dos alimentos. Solo bem preparado rende colheita abundante.  Corpo bem preparado rende mais chances de engravidar naturalmente.

Diante disso, entendemos que trabalhar o corpo antes da gravidez, buscar melhorar cada fase do ciclo e trabalhar para regular o ciclo menstrual, vai influenciar diretamente nas suas chances de engravidar.

A medicina chinesa, nos mostra isso com riqueza de detalhes.

Como engravidar segundo a medicina chinesa

Primeira fase do ciclo – Menstruação

O que diz a medicina Chinesa – Eliminar o sangue parado

Cada fase do ciclo menstrual dura em média 7 dias. Isso se você já tiver um ciclo menstrual regular de 28 dias. A primeira fase do seu ciclo começa no primeiro dia de sangramento menstrual. Independente de quantos dias dure o sangramento, essa primeira semana é tida como Fase Menstrual.

O objetivo da fase menstrual é expulsar todo o endométrio (camada que reveste o útero internamente). Tudo precisa ser lançado para o lugar certo. Para baixo e para fora do seu corpo. Embora seja, para maioria das mulheres que estão tentando engravidar, um momento de tristeza e decepção, a fase menstrual é muito delicada e deve ser encarada como um recomeço, uma nova chance. O corpo precisa se livrar do que está parado para criar um novo movimento, uma nova chance. Se existe dúvida em como engravidar após a chegada da menstruação, vamos esclarecer de forma simples e direta.

É preciso energia para o corpo liberar o revestimento do útero. Se  esse processo for interrompido, você pode não eliminar corretamente o revestimento do útero e o sangue estagnado pode grudar, causando coágulos. É importante manter-se hidratado e você pode precisar de eletrólitos adicionais. A carne vermelha com moderação nessa fase é importante para repor o ferro perdido com o sangramento. No entanto é importante evitar alimentos gordurosos.

Exercícios pesados devem ser evitados na fase menstrual. Alongamento e caminhadas são os mais indicados e permitidos.

Segunda fase do ciclo menstrual –Fase Folicular

O que diz a medicina Chinesa sobre como engravidar: Sangue oxigenado para os ovários e nutrição para o útero

A fase dois começa em torno de 1 semana após o período menstrual e dura até a ovulação.

O objetivo principal durante a segunda fase é estimular bons folículos e começar a reconstrução do revestimento uterino para estimular a maturação e liberação do óvulo. Reconstruir o sangue e a substância para nutrir um revestimento uterino saudável e apoiar a maturação de um óvulo saudável para a ovulação. Assim que o fluxo menstrual parar, você deve iniciar uma alimentação específica rica em antioxidantes e iniciar uma massagem abdominal que estimula o sangue oxigenado para o útero e ovários.

Embora seja importante durante as 4 fases do seu ciclo ter um boa noite de sono, durante a fase folicular é vital que você se deite um pouco mais cedo. Estar na cama antes das 23:00 da noite, todas as noites, melhorará sua ação hormonal. De acordo com o relógio circadiano da medicina chinesa, é durante a noite, nesse horário das 23:00, que seu corpo começa a reabastecer o fornecimento de sangue e a cicatrizar os tecidos. Segundo a medicina chinesa, quando o assunto é como engravidar naturalmente, perder noites ou horas de sono pode diminuir a qualidade dos óvulos e prejudicar o espessamento endometrial.

Mulheres que trabalham a noite por exemplo, podem ter mais dificuldade em espessar o endométrio e podem encontrar mais  dificuldade na qualidade dos óvulos.

Mas você pode se perguntar porque o período da noite é importante mais importante para o sono, dormir independente da hora não seria o mais relevante?

Melanina o hormônio do escuro

O corpo reconhece que a noite, no escuro, é o momento ideal para o repouso e para revigorar o corpo. Assim fomos programados e é assim que o corpo trabalha. A melatonina por exemplo, é um hormônio importante para saúde e para a fertilidade e só é liberado no escuro. Nesse caso até mesmo um abajur acesso pode atrapalhar a liberação adequada desse hormônio. É no escuro que as funções bioquímicas programadas para acontecer a noite são executadas.

Além de uma boa noite de sono, também recomendo uma dieta mais nutritiva. Um dieta rica em ferro, vitamina K, zinco, inositol, coenzima Q 10, selênio, vitamina E e C darão a seu corpo o apoio necessário para reconstruir, vascularizar adequadamente seu útero e trazer mais qualidade a seus óvulos.

Evite exercícios muito pesados durante esse período. Aliás se exercitar é importante, mas sempre de forma moderada.

A acupressão é outra grande aliada da fase folicular. Um tratamento que pode ser feito por você, no conforto de sua casa sem gastar um centavo sequer. Basta estimular os pontos corretos pelo tempo necessário.

Terceira fase do ciclo menstrual – Período Fértil e Ovulação

A terceira fase do ciclo menstrual começa com o período fértil. Período fértil são os dias em que uma relação pode gerar gravidez. Mesmo que essa relação aconteça alguns dias antes da liberação do óvulo, você tem boas chances de engravidar. O período fértil dura em média 7 dias. A ovulação em si acontece no momento da liberação do óvulo, no entanto, 5 dias antes, o dia da ovulação e até 24 horas após a ovulação, também são considerados dias férteis. Esse é o ápice do ciclo, o momento de explosão. É a partir da liberação do óvulo que as coisas se tornam reais e possíveis.

Essa fase tem a ver com calor e movimento. É por isso que sua temperatura corporal basal deve aumentar imediatamente após a ovulação. A progesterona logo após a ovulação garante que o calor corporal estimule a dilatação das trompas e o fluxo sanguíneo adequado para que o óvulo recém liberado seja fecundado e conduzido sem obstruções pelas trompas bem abertas até o útero.

A progesterona também é responsável por nutri o endométrio que por sua vez manterá a nutrição do embrião nas primeiras semanas de gravidez.

Como engravidar na fase lútea

Durante esta fase pós ovulação ou fase lútea, é importante manter os pés, a região lombar e o abdômen aquecidos. O alongamento dos quadris, região lombar e área pélvica pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e o movimento nos órgãos reprodutivos, ao mesmo tempo em que alivia o congestionamento. Manter o corpo aquecido é importante para aumentar as chances de engravidar.

Evite alimentos frios, vegetais crus, carboidratos refinados como açúcar e farinha de trigo branca . Excesso de laticínios pode causar congestionamento e acúmulo de líquidos nas trompas e no útero. Esse “congestionamento” ou falta de dilatação dos vasos e tubas uterinas pode ser um empecilho para o encontro entre óvulo e espermatozoide.

Quarta fase do ciclo menstrual – Fase lútea e Implantação ou Fase Pré Menstrual

Esta fase começa cerca de 1 semana após a ovulação e termina um dia antes da menstruação.

Como engravidar: O que fazer na fase lútea para aumentar as chances de engravidar

Sua temperatura basal deve continuar elevada durante essa fase e normalmente cai logo antes da menstruação surgir. Esta fase continua a ser sobre calor e o movimento de energia. Se a implantação ocorreu (geralmente entre 7-10 dias após a ovulação), então o fluxo de sangue e calor continuará a ser a principal prioridade.

A acupressão mais uma vez pode ser útil e pode ajudar a promover a implantação usando uma série de pontos específicos. Essa é uma técnica comprovada por estudos e uma ferramenta eficaz para ajudar o embrião a se implantar com sucesso no útero materno. Entender como engravidar com acupressão pode te ajudar a alcançar o sucesso.

Caso a gravidez não aconteça, a energia acumulada será utilizada para derrubar o endométrio no que conhecemos por menstruação e para ajustar os hormônios para o início de um novo ciclo e uma nova chance de gravidez.

Diminua o estresse e saiba como engravidar

É importante durante essa fase minimizar o estresse, pois o estresse pode potencializar os sintomas de TPM por exemplo. Cafeína e álcool também devem ser evitados. Já exercícios leves e alongamento, ajudam a regular o fluxo e estabilizar os hormônios.  Um chá morno de hortelã pimenta ajuda a diminuir os sintomas desagradáveis dessa fase.

O ciclo menstrual é como uma orquestra.  A vida é um milagre diário de cada momento, em cada célula. Quanto mais afinada for a sua orquestra maior serão as tuas chances de sucesso. Afine a sua fertilidade tendo cada vez mais conhecimento sobre as funções do seu corpo.

Venha fazer parte do time de mulheres que escolheram se empoderar e fazer mais por sua fertilidade.

Autor: Tatiana da Costa – Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!