Um estudo bastante citado sobre a tribo Yaruba na Nigéria, cujo os casais têm alta taxa de gêmeos, liga sua fertilidade ao alto consumo de inhame. Inhame para engravidar, é um super alimento para fertilidade. O estudo realizado na Universidade de Ibadan, descobriu que uma em cada quatro gestações (em vez de uma em quarenta, o que é o comum para o resto da população em geral) resultou em gêmeos fraternos. O elixir de inhame caseiro é uma das formas de consumo desse alimento, que contribui para o aumento da fertilidade. O suco de inhame é utilizado para melhorar a fase lútea.
Fitoestrógenos no inhame e seu poder de indução
O Inhame (Dioscorea) pertence à família dos tubérculos e é semelhante às batatas-doces americanas. Os verdadeiros inhames contêm fito estrogênios, que regulam a ação dos hormônios ovarianos. Podem inclusive estabelecer regularidade em mulheres com dominância de estrogênio.
O inhame para engravidar também contém uma forma de progesterona natural (dioscina). Para mulheres que sofrem de endometriose ou miomas, dificuldades essas ligadas à dominância estrogênica, os fitoestrogênios e as propriedades semelhantes à progesterona no inhame, podem ajudar a regular o equilíbrio da progesterona estrogênica.
Inhame para engravidar
A progesterona natural no inhame pode ajudar a prolongar a fase lútea. Algumas mulheres, cujo corpo lúteo não produz progesterona suficiente, pode causar a menstruação precoce, ou o chamado defeito na fase lútea ou fase lútea deficiente.
Quando e como consumir o inhame
Os fitoestrogênios no inhame ajudam a induzir a ovulação e contribuem para o espessamento endometrial inicial. O inhame para induzir a ovulação deve ser consumido por apenas 8 dias. Pode-se utilizar o inhame em capsulas, chá ou elixir. Após a ovulação, consumir o inhame com suco ou mesmo nas refeições, contribuirá para uma fase lútea saudável. O uso de chás, capsulas ou elixir, após a ovulação, deve ser evitado.

Elixir de inhame caseiro para aumentar a fertilidade
O chá e as cápsulas de inhame rendem bons resultados, no entanto muitas mulheres preferem o elixir por se tratar de uma concentração maior de suas propriedades.
O elixir de inhame caseiro é livre de conservantes, corantes e quaisquer substâncias que interfiram negativamente em sua saúde. O elixir de inhame caseiro é uma opção rápida, eficiente e saudável para induzir a ovulação de forma natural.
Receita de elixir de inhame caseiro
Cascas de 2 inhames médios ou 1 inhame grande (bem lavadas)
Cascas de 1 cenoura média (bem lavadas)
Suco de 1 laranja espremida
3 colheres de sopa de salsa fresca
200 ml de água.
Modo de prepara do elixir de inhame caseiro:
Coloque o suco de laranja e as cascas de cenoura em uma panela. Deixe ferver entre 3 e 5 minutos.
Em seguida acrescenta a água, as cascas de inhame e a salsa fresca
Deixe ferver até reduzir pela metade ou por mais ou menos 8 minutos (vai depender do seu fogão)
Em seguida coe, e armazene em pote de vidro na geladeira.
Posologia do elixir de inhame caseiro:
Tome duas colheres de sopa em jejum por 8 dias seguidos sendo o último dia o dia provável da ovulação.
Suco de inhame para ajudar na implantação do embrião

Para melhorar a fase lútea e ajudar na produção de progesterona, o inhame é uma boa alternativa.
Algumas qualidades de inhame para engravidar não podem ser consumidas cruas, por isso, já que não sabemos o inhame que vai encontrar, o ideal é coze-lo antes do preparado do suco.
Receita de suco de inhame para implantação do embrião
3 colheres de sopa de inhame cozido, amassado e frio
1 colher de chá de raspas de gengibre
suco de 1 limão espremido
Meia maça com casca sem caroço
200 ml de água
Tomar o suco de inhame sem coar em jejum
Tome o suco de inhame durante a fase lútea por até 3 ciclos ou até que confirme seu positivo.
Autora: Tatiana da Costa
Consultora de Fertilidade e Naturopata