fbpx

Uma boa higiene dental não apenas torna seu sorriso mais bonito, mas também pode torná-la mais fértil. De acordo com pesquisas recentes, a saúde dental te ajudar a engravidar mais rápido, ou te deixar mais tempo na fila de espera. Nos homens, a doença gengival e a cárie dentária estão associadas à falta de sêmen e esperma . A possível conexão entre saúde bucal e fertilidade se aplica a homens e mulheres.


Durante a gravidez, a má saúde bucal está associada a um risco aumentado de diabetes gestacional , pré-eclâmpsia , trabalho de parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso . Garantir que seus dentes e gengivas estejam saudáveis ​​não é importante apenas para sua fertilidade mas também pode ser importante para saúde do bebê que ainda nem nasceu.

Como a higiene dental pode afetar a fertilidade e uma futura gravidez? E, o mais importante, o que você deve fazer para garantir que isso não a afete negativamente?

Doença periodontal, gengivite e sua fertilidade

saúde bucal e infertilidade

A maioria das pesquisas sobre fertilidade e saúde bucal está focada nas doenças periodontais . Gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis são possíveis sinais de doença periodontal. Seu dentista está procurando evidências disso quando examina suas gengivas.
A doença periodontal é uma inflamação crônica das gengivas, tecidos de sustentação e maxilar. Se não for tratada, pode ocorrer perda dentária e deterioração irreversível do maxilar. Entre 1 em cada 10 pessoas experimentam doença periodontal grave.

Você também pode ter ouvido falar de gengivite . Mais da metade dos adultos no Brasil tem gengivite. A gengivite é uma forma mais branda da doença gengival, que envolve inflamação das gengivas, mas não leva a uma perda óssea como a doença periodontal. No entanto, a gengivite pode progredir para doença periodontal. Má higiene bucal pode causar gengivite.


A doença periodontal está associada a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, doenças respiratórias e derrames. Mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) e endometriose e homens com disfunção erétil têm maior probabilidade de serem diagnosticados com doença periodontal do que a população em geral.

Saúde Bucal e Fertilidade Masculina

Vários estudos descobriram que homens com problemas de saúde bucal – seja por cáries excessivas e não tratadas ou por doenças periodontais – têm maior probabilidade de enfrentar infertilidade por fatores masculinos , especialmente quando comparados a homens com saúde normal dos espermatozoides.


Baixa contagem de espermatozoides, baixa motilidade espermática (capacidade de locomoção do espermatozoide), morfologia anormal do esperma (defeitos) e evidência de infecção bacteriana no sêmen estão associados a vários problemas de saúde bucal e dental. Embora a disfunção erétil não seja um sinal comum de infertilidade masculina (a maioria dos homens com infertilidade apresenta poucos ou nenhum sintoma visível), aqueles que sofrem de disfunção erétil têm maior probabilidade de ter doença gengival.


Alguns estudos descobriram que o tratamento de cáries e infecções dentárias resultou em melhor saúde do sêmen. No entanto, essa é uma área que precisa de mais pesquisas e nem todos os estudos encontraram uma melhora direta após o tratamento odontológico.


O que a má saúde bucal tem a ver com o seu esperma? Existem algumas teorias.

cáries causa infertilidade masculina

Primeiro, cáries, infecções dentárias e doenças gengivais envolvem altos níveis de crescimento bacteriano na boca. (As bactérias crescem no interior das cáries e também são responsáveis ​​pela doença gengival.) Níveis elevados de bactérias na boca podem levar ao aumento dos níveis de bactérias em outras áreas do corpo.

Bacteriospermia é quando uma infecção bacteriana (ou evidência de infecção) é encontrada no sêmen. Em uma análise de sêmen , uma contagem anormalmente alta de glóbulos brancos indicaria possível bacteriospermia. Estudos descobriram que problemas de saúde bucal estão associados a um risco aumentado de bacteriospermia. Algumas pesquisas descobriram que o tratamento de cáries e infecções orais levou a uma redução ou eliminação da bacteriospermia.

Em segundo lugar, quando seu corpo está lutando contra uma infecção (e a cárie dentária é uma infecção), a resposta imunológica do seu corpo pode entrar em excesso. A infecção e a resposta imunológica podem estar concentradas na boca, mas isso ainda pode resultar em aumento da inflamação por todo o corpo. Por sua vez, isso pode levar o sistema imunológico a atacar células saudáveis ​​e não ameaçadas – como o desenvolvimento de espermatozoides.

Em terceiro lugar, é possível que fatores de risco para problemas de saúde bucal também sejam fatores de risco para infertilidade. Por exemplo, vamos considerar fumar. Os fumantes correm um risco maior de desenvolver doença periodontal e o tabagismo pode afetar negativamente a infertilidade .

Mais dois meses de espera

má saúde bucal pode causar infertilidade

A maioria das pesquisas sobre saúde bucal e fertilidade foi realizada em homens. No entanto, os cientistas estão começando a analisar como a fertilidade feminina pode ser afetada pela saúde bucal.

Em um estudo com 3.737 mulheres grávidas na Austrália, os pesquisadores examinaram se a doença periodontal estava associada a mais dificuldade em conceber. Das mulheres pesquisadas, elas incluíram apenas aquelas que planejaram gestações. Eles também excluíram mulheres que conceberam com tratamentos de fertilidade . (Portanto, não podemos determinar como a doença periodontal afetaria as mulheres com infertilidade diagnosticada neste estudo.)

Mulheres com doença periodontal levaram em média 7,1 meses para engravidar. No entanto, mulheres sem doença periodontal passaram em média 5 meses tentando engravidar. A doença periodontal aumentou o tempo de concepção em dois meses.

É importante ressaltar que esse aumento estatisticamente significativo no tempo de concepção foi encontrado apenas em mulheres não caucasianas. Nas mulheres caucasianas, também houve um aumento no tempo para a concepção, mas não foi considerado estatisticamente significativo.


Doença Periodontal e Fertilidade Reduzida

Esta é uma área que precisa de muito mais pesquisa antes que se possa tirar conclusões. A doença periodontal causa outros problemas de saúde? Ou os problemas de saúde causam a doença periodontal? Ou é algo mais responsável por ambos? Nós simplesmente não sabemos.

No entanto, existem teorias. Uma conexão possível entre problemas de saúde bucal e fertilidade feminina é a conexão imunológica. (Semelhante à teoria para problemas de fertilidade masculina e doença periodontal.) A doença periodontal pode fazer com que o sistema imunológico seja excessivamente reativo. Ou pode ser que um sistema imunológico excessivamente reativo possa aumentar o risco de desenvolver doença periodontal.

A imunologia reprodutiva estuda a possível conexão entre o sistema imunológico do corpo e como ele reage ao desenvolvimento e implantação do embrião. Verificou-se que mulheres com sistema imunológico super-reativo correm um risco aumentado de infertilidade, aborto espontâneo e falha no implante de embriões durante o tratamento de fertilização in vitro.

3 Causas comuns de infertilidade feminina – especificamente endometriose e síndrome do ovário policístico – também estão associadas a um risco aumentado de doença periodontal.

De acordo com um estudo de pouco mais de 4.000 mulheres, aquelas com endometriose  apresentaram 57% mais chances de ter gengivite ou doença periodontal quando comparadas às mulheres sem endometriose. Os pesquisadores teorizam que a desregulação imunológica pode ser a conexão.

Em um pequeno estudo, os pesquisadores descobriram que mulheres com SOP eram mais propensas a ter gengivite quando comparadas a mulheres sem SOP. O que é especialmente interessante neste estudo é que eles não incluíram mulheres que eram fumantes , diabéticos ou obesos .

Isso indicou que algo sobre a SOP em si – e fatores de risco não relacionados – causa maior risco de doença gengival.

O que fazer para melhorar sua saúde bucal (e talvez sua fertilidade)
Se a infertilidade é um fator de risco para doença periodontal ou doença periodontal é um fator de risco para infertilidade, vale a pena gastar tempo e energia para cuidar da sua saúde bucal. Isto é especialmente verdade, dada a pesquisa que mostra que o tratamento de cáries e doenças gengivais pode melhorar os resultados de fertilidade masculina e gravidez.


Seu risco de desenvolver doença periodontal depende de vários fatores, incluindo genética, hábitos gerais de saúde, presença de outras doenças e higiene bucal. Você realmente não tem controle sobre sua genética, mas tem controle sobre seus hábitos de saúde e práticas de higiene bucal.

Aqui está o que você pode fazer para reduzir o risco de doenças gengivais, melhorar sua saúde bucal e (possivelmente) melhorar sua fertilidade.

Faça limpezas dentárias regulares. Quando você já está lutando para obter todas as consultas de teste e tratamento de fertilidade , pode ser tentador cancelar ou adiar suas limpezas dentárias. Não faça isso.

As limpezas dentárias regulares são essenciais para manter gengivas saudáveis ​​e saúde bucal. Os exames regulares também são a única maneira de detectar cáries antes que se tornem graves. Quando você sente dor, a infecção dentária está bem desenvolvida.

Quantas vezes você precisa estar no dentista? Pelo menos uma vez a cada seis meses e com mais frequência (a cada três meses) se você tiver doença periodontal.

Peça ao seu dentista uma revisão abrangente da sua saúde gengival. No entanto, alguns escritórios agendam consultas tão próximas que não é possível uma revisão abrangente de sua saúde bucal. Verifique se o seu dentista sabe que isso é algo com o qual você se preocupa.

Trate das cáries e feche os buraquinhos . Não basta apenas limpar os dentes. Se o seu dentista encontrar evidências de cárie dentária, não demore para cuidar de tudo.

Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia . Isso pode parecer básico, mas nem todos garantem que isso aconteça. Todas as manhãs, depois de acordar e antes de ir para a cama, escove os dentes e gengivas.

Fio dental! Uso do fio dental regular é vital para gengivas saudáveis. “Você pode escovar todos os dias, duas vezes ao dia, e ainda tem gengivas muito inflamadas e desenvolver gengivite ou doença periodontal se não usar fio dental”.

Uso do fio dental nem sempre é suficiente, no entanto. Isto é especialmente verdade para aqueles que já desenvolveram doença gengival. Você pode se beneficiar do uso de uma palheta de água ou escovas interdentais. Converse com seu dentista sobre a melhor maneira de limpar os dentes. Além disso, peça que demonstrem a técnica adequada do uso do fio dental. A maioria das pessoas não usa fio dental de maneira eficaz.

Enxágue com água depois de comer. Você não precisa escovar após cada refeição, mas o enxágue ajuda. “Enxaguar com água depois de comer – ou depois de beber algo que não é água – reduzirá a inflamação da gengiva e o risco de cáries”.

Se o seu dentista recomendar limpezas mais frequentes, agende-as. Aqueles com doença periodontal requerem visitas mais frequentes ao dentista. Em vez de a cada seis meses, recomenda-se a limpeza a cada três meses.

Se você tem uma folga profunda do tecido gengival, não é possível manter os dentes limpos em casa. As bactérias se acumulam dentro desses bolsos profundos, e é isso que leva à deterioração dos ossos da mandíbula e à perda de dentes por doença periodontal.

Programe tratamentos de fertilidade pelo menos algumas semanas após limpezas dentárias profundas. Pesquisas preliminares descobriram que limpezas dentárias profundas – especificamente limpezas destinadas a tratar doenças periodontais – podem causar um aumento temporário na atividade imunológica. Os pesquisadores temem que isso possa afetar negativamente o sucesso do tratamento de fertilidade.

Se você fuma, comprometa-se a parar. Fumar aumenta o risco de desenvolver doença periodontal e prejudica a fertilidade. Isso é verdade para homens e mulheres .

 

Autor: Tatiana da Costa 

Terapeuta naturalista e consultora de fertilidade 

REGISTRO: P3V-TNAT0022

2 thoughts on “A higiene dental pode afetar sua fertilidade?

  1. Lyne says:

    Estou amando o grupo no telegram!!!! Muitas dicas maravilhosas, espero alcançar meu positivo 🤰😘

Deixe uma resposta